Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará na próxima quinta-feira (07/11) o segundo casamento comunitário da administração do prefeito Laurez Moreira, com a participação de 100 casais. A cerimônia acontecerá às 20 horas, no Uniclube, quando será oferecido um jantar aos casais e convidados.

A cerimônia ecumênica contará com a participação de um padre e de um pastor. A Prefeitura irá custear todas as despesas de cartório do casamento. Dos 100 casais que participarão do evento, sete são reeducandos  do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, de Cariri, que também serão contemplados e a cerimônia destes casais será realizada no dia 17 de novembro, em parceria com a Defensoria Pública de Gurupi e Igreja Assembleia de Deus, por meio do Pastor Domingos.

Este é o segundo casamento comunitário oferecido pela Prefeitura, que realizou a primeira cerimônia, para 50 casais, em maio deste ano.  A secretária de Desenvolvimento Social de Gurupi e vice-prefeita, Dolores Nunes, o objetivo da Prefeitura é realizar dois casamentos comunitários por ano, oferecendo a estes casais a oportunidade de oficializar a união.

De acordo com a vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social de Gurupi, Dolores Nunes, objetivo do Casamento Comunitário é oportunizar a regularização da união dos casais com renda familiar baixa, priorizando casais com certo tempo de convivência e principalmente regularizar a situação da documentação destes casais que, por não terem a comunhão estável oficializada, enfrentam problemas na hora de realizarem cadastros em programas sociais e inscrições em programas habitacionais por falta de documentação legal.

A previsão é que em maio aconteça a terceira cerimônia comunitária de Gurupi e os interessados em realizar a inscrição devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social munidos da seguinte documentação: Para noivos solteiros: de certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia); Para noivos divorciados: certidão de casamento, RG, CPF, comprovante de endereço e sentença de divórcio (original e cópia); Para noivos viúvos: certidão de casamento original, certidão de óbito, RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia).

Podem se inscrever no Casamento Comunitário, casais que por causa da situação de vulnerabilidade social, embora convivendo em união estável há pouco tempo ou há anos e décadas, não puderam declarar seu estado civil como casados através do processo exigido para este exercício. A principal condicionalidade para regularizar a união dos casais, é estarem devidamente inscritos no Programa Bolsa Família e cumprirem com as exigências acima solicitadas.