Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Manoel Júnior

A presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), Nilmar Ruiz, encontrou-se com agentes de viagens que fazem o receptivo turístico no Tocantins, esta semana. Os profissionais foram informados da principal gestão da presidente neste momento, a conclusão do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Tocantins, que deverá embasar captação de recursos no Ministério do Turismo e em instituições financeiras, para aplicação em infraestrutura básica, qualificação das comunidades, fortalecimento institucional e na implementação do produto turístico. Este Plano é pré-requisito para a liberação das verbas. Segundo a presidente, estão se empreendendo todos os esforços para entregar o documento ao Ministério do Turismo, no menor prazo possível.

Os participantes apresentaram os roteiros  turísticos que já estão sendo trabalhados por suas empresas no Estado, e que vêm chamando a atenção de turistas do Brasil, América Latina e Europa. Uma das maiores atratividades é o ecoturismo, com grande potencial no Cantão e entorno da Ilha do Bananal, durante todo o ano, com mercado para observação de pássaros, safári fotográfico de animais, trilhas aquáticas e trekking. A pesca esportiva é grande destaque nesta região e também em Peixe e Formoso do Araguaia, com grupos de aficionados constantes à procura dos rios Tocantins, lagos e rios como o Caiapó e Formoso. O turismo étnico também já tem oferta com visitas aos povos indígenas.

O turismo de aventura tem o Jalapão como maior cartão postal e as operadoras levam visitantes, semanalmente, para desfrutarem as belezas da região. Lá, o turismo contemplativo tem nas dunas ao pé da serra do Espírito Santo a grande magia, além de banhos nas cachoeiras, subidas aos mirantes das serras, a aventura de conhecer poços chamados de “fervedouros” (onde a ressurgência das águas impede que se chegue ao fundo), a visita a povoados quilombolas e a prática do rafting. Uma das operadoras de turismo já está oferecendo o roteiro integrado Jalapão (TO) a Chapada das Mesas (MA) com as mesmas características de aventuras do atrativo tocantinense, e acrescido do turismo cultural, com a passagem por um centro de salvação de animais e para visitarem um acervo de árvores fossilizadas.

Também já existe oferta de roteiros para conhecer as cidades históricas com igrejas centenárias, principalmente Natividade, do século 18. Este é um produto que pode ser integrado à rota Chapada dos Veadeiros (DF), já tendo o interesse de algumas operadoras do Tocantins. No verão, a atração dos pacotes turísticos são as praias de rios, com estruturas para receber confortavelmente os turistas.

Qualificação da mão de obra 

Leonardo Azevedo, da CC Trekking,  sediada em Caseara e especializada em turismo ecológico, apontou a necessidade de qualificação dos recursos humanos regionais para

que trabalhem com o receptivo turístico de forma que o turista saia satisfeito e retorne. A proprietária da Rota da Iguana, Rita Neves Turcato, reforçou o sistema de parcerias entre os operadores de turismo, acreditando que os agentes não devem concorrer entre si, e sim compartilhar o receptivo turístico, desta forma colaborando para que o Tocantins receba um fluxo maior de turistas.

Os empresários acham fundamental que se melhorem os acessos, os equipamentos, as cidades, o atendimento, a sinalização turística e a divulgação (e para isso o Plano é fundamental) para que mais expedições e turistas venham para o Tocantins. Aplaudiram a presidente Nilmar pela iniciativa de ouvir suas demandas, e relataram sua confiança no papel do Estado na gestão do patrimônio natural e nas articulações necessárias para o crescimento do segmento.

 Empresas presentes:

CC Trekking (Leonardo Azevedo); Eco Pesca Tocantins (Alex Siqueira); Rota da Iguana (Rita Turcato); Pousada Portal do Meio de Taquaruçu (Deujilma França); Ourique (Manoel de Andrade); Tirolesa (Rogério França). Outros empresários não compareceram por estarem em campo. (Ascom Adtur)