Hoje, já avançado o século XXI, as tendências de consumo tem mudado notoriamente, sabemos que por estas épocas quase tudo pode ser comprado através de um computador com internet. Com a revolução digital, no Brasil e no mundo, a vida se tornou mais fácil: donas de casa fazem compras sem sair de casa, investidores compram ações com a rapidez de um clique e temos acesso por sites de busca a assuntos específicos em questão de segundos. Antigamente seria necessário uma tarde na biblioteca para se chegar à metade da informação que recebemos em minutos.
Usualmente a venda online é dividida em vários segmentos com a finalidade de atingir diferentes mercados, e em consequência, os interesses de clientes com diversos perfis. O crescimento repentino pode ser explicado pelas baixas barreiras de entrada. A simplicidade do modelo requer um sistema igualmente simples, capaz de ser desenvolvido por qualquer desenvolvedor com alguma experiência em aplicações web. Tanto a criação de sites de compras online quanto o uso são sumamente simples e estão disponíveis para o publico em geral.
Além dessa explicação, o crescimento pode também estar relacionado com o que os especialistas chamam de “barreira na primeira compra online” e que funciona como um divisor de águas. Uma vez superado este medo inicial os compradores criam um hábito de compras na rede porque consideram esta uma ferramenta útil, rápida e confortável. De maneira geral os clientes ficam satisfeitos em relação com os produtos oferecidos, a navegação e os prazos de entrega das mercadorias.
Então, vemos que sempre que conte com um dispositivo de acesso à internet, você poderá conhecer qual é a oferta das diferentes empresas por meio dos seus sites, que vão desde roupas, sapatos, passagens, hotéis, e até mesmo seguro de carros e de vida. A qualquer hora do dia e desde qualquer lugar do país. Os sites das companhias permanecem disponíveis às 24 horas, evitando deslocamentos, e assim economizando tempo e dinheiro. Com frequência a experiência de compra resulta positiva e assim o consumidor online, contente, volta a comprar itens empregando esta metodologia de consumo.
E, o que resulta ainda mais interessante, é o fato de ter a possibilidade de atingir produtos que se encontram em outras partes do mundo, que de outra forma seria impossível adquirir. Rio de Janeiro, Canadá, Japão, Austrália, estão a um clique de distância. Outro aspecto interessante é o fato de poder conhecer ofertas variadas, de diferentes companhias para um mesmo produto, aliás, você pode comprar preços, características e formas de pagamento de maneira muito rápida. O usuário também conta com a possibilidade de se informar detalhadamente das características do produto que está comprando, e até conhecer as opiniões de pessoas que já o tenham experimentado.
Como podemos perceber a internet é um excelente médio para realizar compras, é só se animar, pesquisar na rede os produtos de interesse em websites oficiais , completar os dados pessoais , escolher a forma de pago e pronto.