Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Conscientizar os jovens e a sociedade sobre a importância da água no planeta. É com essa proposta que os grupos de escoteiros do Tocantins vão se reunir, de 15 a 17 de novembro, na chácara São José, que fica no quilômetro 9 da TO-050, sentido Palmas a Lajeado. O encontro faz parte do XXV ELO Nacional, Escoteiros Locais Organizados, que este ano tem como tema "Água: o mundo que queremos", e será realizado simultaneamente em todo o País.

Nesses três dias de ação no Tocantins, cerca de 200 escoteiros, a maioria crianças e adolescentes, vão participar de atividades relacionadas à maneira adequada da utilização da água, tanto para consumo quanto para uso domestico, além de orientações sobre o combate ao desperdício.

Como exemplo: a atividade relacionada à Outorga (autorização do governo) para perfuração de poços artesianos, os quais só podem ser perfurados de forma e na quantidade adequada para não afetar os lençóis freáticos e tantas outras atividades relacionadas ao tema.

O Tocantins conta com cinco grupos de escoteiros: Grupo Escoteiro Tocantins 1º/TO, Grupo Escoteiro Católico São Paulo 3º/TO, Grupo Escoteiro John Knox 6º/TO, Grupo Escoteiro do Ar Marista 7º/TO, todos de Palmas, e o Grupo Escoteiro do Ar Porto Nacional 9º/TO. Todos contemplam, em sua programação, ações relacionadas à conscientização ambiental e ecológica de seus jovens e da sociedade.

Escotismo

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, com a colaboração de voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador, Baden-Powell.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.