Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Nimar Ruiz, entregou ao ministro Gastão Vieira, do Ministério do Turismo (MTur), esta semana, a Matriz de Investimentos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) das regiões turísticas do Jalapão, Cantão e Palmas, que dará condições ao Tocantins de captar recursos externos e internos para aplicação em todas as áreas que impulsionarão o turismo no estado. Com o documento e seu planejamento, diz Nilmar, abrem-se portas para que o estado, finalmente, crie condições estruturais para que o setor turístico cresça e participe da cadeia econômica, ocupando seu espaço.

No encontro com o ministro, a presidente tratou também do roteiro turístico que vai integrar os atrativos das regiões “Encantos do Jalapão”, no leste do Tocantins, e “Chapada das Mesas”, sul do Maranhão, com lançamento previsto para operacionalização no 1º semestre de 2014. Para estruturar o produto estão trabalhando, em parceria, o Sebrae dos dois estados, os governos do Tocantins, através da Agência de Desenvolvimento Turístico e do Maranhão, via secretaria estadual de Turismo. O ministro do Turismo é maranhense de São Luís e um dos incentivadores do projeto, idealizado pelo Sebrae do Maranhão, e assumido pelo governador Siqueira Campos, que também já oficializou a  Nilmar Ruiz, a determinação para desenvolver a rota.

A implantação deste roteiro integrado, com a pretensão de ampliar os mercados dos dois polos, foi apresentada a empresários e técnicos do setor de turismo do Tocantins e Maranhão, em seminário realizado em Imperatriz- MA, de 7 a 10 deste mês. Nesta integração, os profissionais conheceram dois destinos maranhenses que farão parte da rota, as cachoeiras da Pedra Caída, agora dentro de um resort, no município de Carolina e Itapecuru. E a cachoeira Poço Azul, em Riachão, que não perde em beleza com as já divulgadas na Bahia e em Mato Grosso.

A potencialidade do roteiro turístico Jalapão, no Tocantins, com grande peso no turismo de aventura e ecoturismo, vai ser mostrada aos empresários do Maranhão na 1ª quinzena de dezembro pela Adtur e Sebrae regional. Aqui no estado, fazem parte os atrativos de Palmas, (portal de entrada), Ponte Alta, Mateiros e São Félix. No Maranhão entram os municípios de Riachão, Balsas e Carolina.

O turismólogo e empresário Rafael Morais Cavalcante, especializado em um roteiro de rafting, (descida em corredeiras) em São Félix do TO, está confiante e diz que a união dos dois roteiros vai aumentar a atratividade oferecida aos visitantes, além de uma oferta condizente com os roteiros nacionais com maior fluxo turístico e perspectiva de faturamento maior. (Ascom Adtur)