Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A vida polêmica do padre e político tocantinense Cônego João Lima é o tema central do filme Padre João da Boa Vista, de Hélio Brito. O documentário será lançado no CineSesc no dia 21 de novembro, às 19h30. A entrada é gratuita.

Projeto contemplado pelo Edital de Cultura do governo do Tocantins, Prêmio Cacá Diegues de Apoio à Produção Audiovisual, a obra tem 45 minutos de duração e foi filmada em Tocantinópolis e Araguaína. 

Cônego João Lima, que hoje dá nome a principal avenida de Araguaína, foi um religioso e líder político polêmico, que virou lenda em toda a região tocantina na primeira metade do século XX. “Para produzir este documentário, realizamos pesquisas nas cidades de Goiás Velho e Goiânia, em Goiás, Carolina e Grajaú, no Maranhão, e Tocantinópolis e Araguaína, no Tocantins”, conta o diretor, produtor e roteirista, Hélio Brito. A produção contou com imagens de Cleginaldo Ponce.

Contexto histórico

Cidade que ficou popularmente conhecida como “Boa Vista do Padre João”, devido à grande influência histórica deste vigário, a antiga Boa Vista do Tocantins, se tornou cenário de alguns acontecimentos marcantes.

O primeiro Núcleo de habitantes teve início em 1818, quando bandeirantes, partindo de Pastos Bons, no Maranhão, vieram à procura de índios para catequizar. A região era muito fértil e possuía grande quantidade de madeiras adequadas para a construção e produção de imóveis.

Espalhada a notícia da fertilidade do local, grande número de habitantes de Carolina/MA, se deslocaram para o novo povoado. Em 1852 foi criado o Distrito de Boa Vista do Tocantins, em 28 de julho de 1858 foi elevada à categoria de cidade, e Pedro José Cipriano foi reconhecido como seu fundador. Em 1943 a Cidade passou a ser chamada de Tocantinópolis. Atualmente, a cidade é bastante urbanizada, porém, sem deixar sua característica fluvial, preservando um cais, no porto do rio Tocantins.

O lançamento do filme sobre uma das principais personalidades da época, será no dia 21 de novembro, às 19h30, no CineSesc Palmas. A entrada é gratuita. Confira trailer no link: http://youtu.be/PegwSXBA5yM