Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em lembrança ao Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, celebrado em 20 de novembro, a Prefeitura de Palmas, através de Secretaria Extraordinária de Inclusão Social, apoia o evento, Juventude Negra em resistência, que será realizado na tarde desta quarta-feira na Praça da Quadra 1.306 Sul, em Palmas.

Para o secretário da pasta, José Mamédio Oliveira, o dia simbólico é importante por ter sido um marco na história do grande líder, Zumbi dos Palmares. “A data tem que ser comemorada com muita criatividade e com sentimento de liberdade ao mesmo tempo que acolhedor.”

As atividades começam às 17 horas, com oficinas e seguem com apresentações culturais de Núbia Dourado; debate Juventude Negra em resistência – por uma nova geração de direitos e a partir das 21 horas, apresentação do rapper Markim Dazantigas.

Consciência negra nas escolas

Paralelo a este evento a Secretaria Extraordinária de Inclusão Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo uma semana temática sobre o assunto. O secretário José Mamédio Oliveira e a historiadora Ana Zélia Ferreira Lima estão percorrendo escolas municipais, estaduais e universidades propondo uma discussão em torno do tema: Identidade da Consciência Negra. A ideia é falar sobre e negritude a partir de uma visão da gerontologia “o estudo do envelhecimento humano traz uma reflexão sobre a origem do cidadão, a partir da hora que ele se descobre, ele se aceita e passa a se amar mais”, explicou Mamédio.

Nesta terça-feira, 19, as palestras foram ministradas nas Escolas Estadual Tiradentes e Municipal Rosemir Fernandes. Dando continuidade à programação, nesta quarta-feira, às 8h30, Escola Municipal Estevão Castro recebe a palestra; às 9h30, a Faculdade Católica e às 10h30 a Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo. (Secom Palmas)