Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Política Nacional de Florestas Plantadas foi o tema central do fim da tarde desta terça-feira, dia 19, primeiro dia do 2º Congresso Florestal do Tocantins. A palestra foi ministrada pelo gerente de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Fernando Castanheira Neto, que ressaltou a importância de integrar políticas públicas para efetivar o setor de florestas no país.

“Hoje o setor florestal ainda está sendo visto como fim, não como meio. É preciso que a silvicultura seja pensada de forma integrada, não apenas como parte do processo de produção de empresas”, frisou, acrescentando que o setor de florestas plantadas precisa ser tão competitivo quanto a agricultura. “Hoje a produção de floretas está migrando para a região Centro-Norte do país devido à abertura da legislação e do amplo território a ser explorado, mas temos que pensar os efeitos dessa migração a longo prazo e como se dará a expansão daqui a alguns anos”, ponderou.

Para Castanheira, o Tocantins deu um grande passo para a efetivação da produção integrada de florestas plantadas, com o Programa Estadual Eco Seringueira, realizado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). “Hoje as iniciativas que mais têm sucesso são aquelas que envolvem o pequeno produtor que pode conciliar a agricultura familiar e pequenas criações com a silvicultura”, frisou.

Além da palestra de Castanheira, a segunda parte da tarde desta terça-feira contou com a apresentação do Portfólio da FMC Agricultural Solutions, realizada por Fábio Marques e com a visitação à mostra.

Programação

Nesta quarta-feira, a programação tem início às 8 horas, com a palestra “Adubação e Monitoramento Nutricional na Silvicultura”, ministrada pelo diretor técnico da Takahashi Consultoria, Ernesto Norio Takahashi. Às 8h40 a palestra será sobre Inovação e Mecanização na Silvicultura, com o representante da Arador Máquinas e Implementos Agrícolas, Francisco Orlanda.

Às 10 horas acontece o Networking break, e as apresentações serão retomadas às 10h30, com a palestra do engenheiro agrônomo da Minas Spray, Paulo O. Coutinho, sobre tecnologia de pulverização aplicada à silvicultura. Às 11 horas o tema é “Material genético adaptado para a região do Matopiba”, pelo consultor técnico da TecSil Tecnologia em Silvicultura, Anderson Piacezzi. A programação é interrompida às 12 horas, para o almoço, e é retomada às 13h30, com mais palestras de especialistas do ramo.

2º Congresso Florestal do Tocantins

O 2º Congresso Florestal do Tocantins é realizado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a Associação de Reflorestadores do Tocantins (Aretins) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) do Tocantins. Junto ao congresso acontece a 1ª Mostra de Produtos, Máquinas e Serviços Florestais da Região do Matopiba, que conta com a participação de 12 expositores, que apresentam aos produtores e investidores inovações em máquinas, implementos e material genético adequada à região. (Ascom Seagro)