Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Durante toda essa semana o Hospital Geral de Palmas (HGP) vai realizar o teste rápido para diagnosticar casos de hepatite tipo C. O objetivo é ampliar a cobertura de diagnósticos precoce da doença por meio do projeto Hepatite C – Quebre o Silêncio. O atendimento vai acontecer nesta terça e quarta-feira, 26 e 27, das 8 às 17h, na recepção do ambulatório do HGP, e no resto da semana, até o dia 29, os atendimentos serão feitos no hall da entrada principal da internação.

“O teste é semelhante ao da glicemia, furamos a pontinha do dedo e avaliamos, o resultado sai em média em 15 minutos e aqueles que tiverem resultado positivo receberão encaminhamento para exames específicos, para a confirmação da doença”, explica a enfermeira Maria da Conceição Bastos, que faz parte da equipe que vai realizar os testes.

A médica do HGP, Nádia Duarte, que é hematologista, lembra que quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, maior é a chance de cura. “A hepatite é uma doença silenciosa, que não tem sintomas, por isso é importante a realização do teste. E quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhor é para o tratamento, que é oferecido gratuitamente”, explica.

O teste é aconselhado principalmente para pessoas que apresentam fatores de risco para a doença, como as que foram submetidas a cirurgias de grande porte ou transfusão de sangue antes de 1992, profissionais da área de saúde, usuários de drogas, pessoas com tatuagens, piercing e que fazem uso compartilhado de alicate de unha, escova de dente, lâminas de barbear e material perfuro cortante.

A Assistência em Vigilância DST/Aids  e Hepatites Virais, está concluindo uma série de capacitações para técnicos de todas as regiões de saúde do Tocantins para ampliar a cobertura de diagnóstico por meio de testes rápidos. No Estado, o tratamento da doença é realizado em cinco cidades Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

Projeto Hepatite C – Quebre o Silêncio

O projeto tem como foco o diagnóstico precoce, portanto aqueles que o resultado do teste tiver indicação positiva para hepatite C, receberão orientações e encaminhamento para exames específicos e acompanhamento com médicos especialistas.

Doença e tratamento

O vírus da hepatite C é silencioso, podendo permanecer no organismo por mais de 20 anos sem se manifestar e pode levar a complicações como a cirrose hepática. Além disso, a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país.

A hematologista Nádia Duarte lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento. “Quando a pessoa é diagnosticada com a doença ela é encaminhada para o Núcleo de Assistência Henfil, onde será orientada e vai realizar novos exames para a confirmação da doença. A partir desses exames, se for constatado que ela já tem alterações provocadas pela doença, já é iniciado o tratamento, com medicamentos gratuitos, para que não evolua para uma hepatite crônica. Caso não haja alterações o paciente passa a ser acompanhado”, explica.