Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Por meio da pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência das famílias em Palmas, PEIC, realizada pela Fecomércio Tocantins em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, foi constatado um pequeno crescimento no índice que mede o endividamento, quando comparado a outubro. Nesse mês, o índice chegou a 79,6% dos entrevistados, um acréscimo de 2,2%. Já a inadimplência ficou em 1%, dos 8,3% que disseram ter dívidas em atraso.

Do total de endividados, 74,6% consideram-se pouco endividados. O ranking continua semelhante ao do mês passado. Em primeiro Lugar, o cartão de crédito (75,4%), seguido de carnês (32,1%) e financiamento de carro (27,2%).

Para o presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, umas das formas mais perigosas são as dívidas como cartão de crédito e financiamento de carro. “O cartão, caso a pessoa não tenha feito um planejamento, cria um acúmulo de dívidas às vezes desnecessário porque os juros são muito altos, e o financiamento de carro, as pessoas tem que ter em mente que não é somente o valor da parcela, mas sim a manutenção e os custos do automóvel”, disse.

O tempo médio de atraso é de 56 dias. A maioria, 36,4%, afirmaram que as suas contas estão atrasadas entre 30 e 90 dias. Já o tempo médio do comprometimento com dívidas dito foi de 8,9 meses, sendo que 57,6% responderam ter débitos por mais de um ano. O comprometimento da renda atual com dívidas é em média de 32,9%. Das famílias entrevistadas, 73,4% disseram gastar entre 11 e 50% de sua renda com contas desse tipo.