Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ascom Sesau


O Tocantins recebeu, neste fim de semana, 58 médicos cubanos que fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Eles irão atuar em 40 cidades do interior e nos polos do Distrito Sanitário Indígena de Santa Fé e Tocantínia. Outros três profissionais que compõe os 61 médicos desta etapa chegam ao Estado durante esta semana.

Até agora são 101 médicos do Programa que estão atuando em 57 municípios e nos cinco polos do Distrito Sanitário Indígena (Formoso do Araguaia, Tocantinópolis, Tocantínia, Santa Fé e Itacajá). O casal de médicos Niurkis Ávila e Yoel Sobrado vão atuar em Taguatinga. Os dois contam que estão na expectativa para começar a trabalhar. “Gostamos do que fazemos e decidimos vir para o Brasil para colocar em pratica todo nosso conhecimento e poder ajudar também”, disse a médica.

A médica Yamile Sarmiento vai atender a população de Rio Sono e espera poder prestar um atendimento de qualidade. “Estou feliz de estar aqui. É uma fase nova da minha vida e o que pretendo é poder oferecer para a população um bom atendimento”, afirma.

O programa Mais Médicos foi lançado em julho deste ano com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. De acordo com o consultor internacional da Organização Panamericana de Saúde, o médico cubano Rubens Cierra del Valle,  os  profissionais que estão no Tocantins, apesar de estarem em fase de adaptação, estão satisfeitos com o trabalho. “Os médicos vieram para prestar assistência medica à população e isso esta sendo feito da melhor forma possível. Em janeiro o Tocantins deve ser beneficiado  com mais profissionais e a cobertura médica passará para até 90%”, explica Del Valle.

“Além desta assistência médica, estes profissionais atuando aqui no Tocantins vão contribuir para que os indicadores de saúde também melhorem”, acrescentou Maria Nadir dos Santos, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde.

Semana de Acolhimento

Começa nesta segunda, 2, e vai até dia 6, a Semana de Acolhimento dos médicos cubanos, onde eles  receberão informações sobre o Estado e os municípios que irão atuar. Já no dia 6 de dezembro, os profissionais seguirão para os municípios onde irão trabalhar. As palestras acontecem no Hotel Estrela, a partir das 14h. (Ascom Sesau)