Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao entregar mais de 2.800 diplomas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec em Gurupi e Araguatins, no último final de semana,  a senadora Kátia Abreu anunciou que a meta em 2014 é triplicar o número de vagas nos cursos do programa no Tocantins coordenados pelo Sistema Faet/Senar. Segundo a Senadora, o Estado vai passar por uma revolução causada pelo conhecimento, já que a demanda espontânea levantada para 2014 é de 28 mil vagas nos diversos cursos oferecidos pelo programa. “Em 2014 pretendemos triplicar o número de vagas nos cursos, pois não permitiremos que os jovens do Tocantins não tenham conhecimento. Não queremos os jovens tocantinenses na porta das prefeituras em busca de emprego, mas os queremos com a segurança de buscar empregos em empresas, até mesmo a terem os seus próprios negócios”, afirmou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (CNA/Faet/Senar).

Em 2012, o Tocantins contou com a presença da presidente Dilma Rousseff na festa de formatura de cinco mil alunos, recorde brasileiro. Em 2013, o Senar Tocantins encerra o ano batendo novamente o recorde nacional, com a formação de oito mil alunos nos 13 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec, com duração de 2 a 3 meses, como Auxiliar Administrativo; Bovinocultura de Leite ou de Corte; Avicultura; Horticultura; Artesanato de Biojóias; Piscicultura; Condução Ambiental; Apicultura; Operador de Sistema de Irrigação; Produção de Mandioca; Fruticultura e Horticultura Orgânica.

Formatura em Gurupi

Em Gurupi, cerca de duas mil pessoas prestigiaram a formatura de 1.390 alunos do Pronatec de 18 municípios da região sul do Estado, na última sexta-feira, 29, no Centro de Tradições Gaúchas – CTG, dentre elas, autoridades locais e regionais como a deputada estadual Josy Nunes, vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes, prefeitos e vereadores da região Sul, a coordenadora do Pronatec Tocantins, Maristélia Alves, o superintendente da Faet/Senar, José Ribamar Maia Junior, a diretora regional de ensino de Gurupi, Adriana Aguiar entre outros.

Formatura em Araguatins

No sábado, 30, 2.500 pessoas participaram da formatura do Pronatec com a certificação de 1.455 alunos que formaram 97 turmas em 12 municípios da região do Bico do Papagaio, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, em Araguatins. “Quando olho o passado e vejo que não era possível uma jovem de 25 anos de idade pudesse criar os seus três filhos sozinha em uma propriedade rural, tornar-se presidente do Sindicato Rural de Gurupi, ser presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET), tornar-se a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que é a maior confederação do Brasil e ser a primeira senadora da República do Tocantins. Confesso que não tinha conhecimentos para administrar a propriedade rural deixada por meu marido, mas não tive vergonha de buscar conhecimentos, me capacitar, mas foi através da aprendizagem que eu venci. É somente com o conhecimento que vamos promover o sucesso para a região do Bico do Papagaio e para o Tocantins”, ressaltou Kátia Abreu.

Moção de Aplausos

No evento, a senadora Kátia Abreu recebeu da Câmara Municipal de Araguatins a Moção de Aplausos pelo desempenho à frente da CNA/Faet/Senar, e também pela implantação do escritório regional do Senar no município de Araguatins, entregue pelo vereador Francisco Sérgio Oliveira Gomes, autor da homenagem.