Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Acontece em Palmas, na próxima segunda-feira (9) o seminário de encerramento do Programa Negócio Certo Rural. O evento, que será realizado no Crystal Hall com início às 19h, terá em sua programação palestras e a cerimônia de formatura dos participantes do curso desenvolvido pela a ação, que teve o objetivo de tornar os produtores rurais do Tocantins, eficientes na gestão da propriedade, no planejamento do negócio e na administração de recursos. 

O Programa Negócio Rural Certo Rural, que visa promover a mudança no comportamento do produtor tocantinense e contribuir com a geração de renda, formou 74 turmas de janeiro a novembro deste ano. Ao todo completaram o curso 1.333 produtores, com a participação de 1098 propriedades, contemplando 67 municípios do Estado. 

Na ocasião a presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a senadora Kátia Abreu, ministrará a palestra com o tema “Inovação e tecnologia do homem do campo”. Já a diretora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO), Mila Jaber, ministrará a  palestra “Talentos do Brasil, a oportunidade que transforma a vida da mulher no campo”. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Pires, também confirmou presença no evento. 

O Programa

Os produtores rurais participaram de cinco etapas que os capacitaram em como encontrar uma ideia de negócio, verificar sua viabilidade, formalizá-lo, organizá-lo e administrá-lo, além de promover o relacionamento com o mercado. A iniciativa funciona pelo método de consultoria realizada em propriedades, assentamentos e associações rurais por meio da parceria com os sindicatos rurais. O curso é gratuito e ocorre presencialmente com um instrutor, sob a coordenação de um gestor.