Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir do dia 6 de dezembro, o hall do Centro de Atividades do Sesc em Palmas abrigará a exposição Filhos de Zumbi, do fotógrafo Fernando Amazônia, a partir das 19h. As obras ficarão à mostra até o dia 20 de dezembro e a visitação é gratuita.

A série fotográfica retrata a cultura negra, fazendo um resgate das cores que formam o rosto brasileiro. “A exposição é, ainda, um reencontro com aqueles que muito contribuíram para nossa formação cultural, um pedaço de todos nós brasileiros estampado na face negra das pessoas fotografadas”, explica o promotor de artes plásticas Vone Petson. 

Exposição

As fotos que compõem a mostra foram registradas entre os anos de 2008 a 2012, durante o Festival Internacional de Capoeira Angola e o Projeto Caminhada de Troca de Saberes, em vários locais como Ilha do Marajó (PA), Terra Ronca (GO) e em comunidades quilombolas na Bahia. Todas as imagens foram feitas em preto e branco.

Fernando Gomes da Silva, conhecido como Fernando Amazônia, explica que o nome da exposição se remete aos debates sobre as questões afro-brasileiras. “A mostra Filhos de Zumbi nasce nessa energia de luta por direitos legalmente constituídos na Constituição Brasileira e no Estatuto da Igualdade Racial. Zumbi é esse ser místico que representa a luta por igualdade. Sua bravura e reconhecimento enquanto líder definiram o Dia da Consciência Negra, o dia em que morreu Zumbi. Nesse contexto surgiu o nome da exposição, os que ficaram, os que continuam lutando, seus filhos, os Filhos de Zumbi”, afirma o artista.

A exposição será composta por 15 fotografias impressas em adesivo e aplicadas em PVC. As imagens retratam pessoas de vários lugares do Brasil, como quilombolas e mestres de capoeira. A vernissage será no dia 6 de dezembro, às 19h, e contará com uma palestra sobre o Movimento Negro e apresentação de capoeiristas. 

Serviço

Exposição “Filhos de Zumbi” de Fernando Amazônia

Data: de 6 a 20 de dezembro

Horário: Vernissage – 19h

Local: Hall do Centro de Atividades do Sesc Palmas

Informações: 3212-9922