Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A partir do dia 6 de julho, o Sesc Tocantins expõe na Galeria de Artes do Centro de Atividades da 502 Norte em Palmas, a exposição Águas Ancestrais do fotógrafo Emerson Silva. As obras ficarão expostas ao público até o dia 30 de julho. A abertura oficial acontecerá às 16h do dia 6 de julho, com um bate papo com o artista Emerson Silva e participação especial do indígena Renato Yahé Krahô. A conversa será no canal do Sesc no Facebook (www.facebook.com/sescto) e no Youtube (SESCTO). 

A exposição é um ensaio fotográfico sobre detalhes da cultura e o modo de vida do povo Krahô (Mehin), conceituada na ilustração da linha imaginária que liga ancestralidade à contemporaneidade, utilizando-se da água e das crianças desse povo, como ícones metafóricos representando esta ligação. A água como ancestral, como vida, como caminho a criança como o hoje e como o futuro desse povo. As águas trouxeram o povo Krahô até os dias de hoje. As Águas Ancestrais banham o presente, saciam a sede de sobrevivência desse povo e correm para um futuro incerto.

A beleza e a fluidez da Criança Krahô brincando na água, representa a vida harmônica de uma sociedade, que há milênios sobrevive em comunhão com a natureza, e que ao mesmo tempo, se encontra em risco de extinção, ameaçada pelo modelo de desenvolvimento agrário vigente do agronegócio da monocultura, onde o lucro é o único fim que se busca. Esse modelo não respeita a vida e o futuro do planeta. Não respeita rios, florestas, fauna, flora e muito menos os povos que convivem de forma harmoniosa e respeitosa com esses ecossistemas. 

O progresso oferecido a mais de 500 anos é pautado sobre sangue, morte, devastação e poluição passando por cima de tudo. A “Ordem e Progresso” consistem em tomar as terras dos povos nativos, desmatar e extrair todas as riquezas. O filho (“humano civilizado”) viola constantemente a mãe (natureza), matando e roubando seus irmãos (“nativos selvagens”).

“Conhecer é uma maneira de procurar entender o que se perde quando o lucro não respeita a vida. Quando conhecemos, respeitamos e preservamos a Terra, sua fauna, sua flora e aqueles irmãos ancestrais que gentilmente aprenderam a conviver e a cuidar dessa Mãe Gentil. Águas Ancestrais também é um contraponto entre preservação e devastação, entre respeito e violação, entre o passado e o futuro”, explica o fotógrafo Emerson Silva.

Emerson Silva

Natural de São Paulo, capital, Emerson Silva, reside em Palmas/TO desde 1995, onde atua como repórter fotográfico e documentarista a mais de 20 anos.

Apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense, trabalhou na assessoria de comunicação da então Fundação Cultural do Estado do Tocantins, como fotógrafo documental e fotojornalista, onde teve a oportunidade de conhecer a fundo as manifestações culturais regionais, patrimônios materiais e imateriais e seus personagens – comunidades rurais negras, indígenas de várias etnias, angariando assim uma vasta experiência e representatividade na área.

Ganhador de vários prêmios nacionais de fotografia, realizou várias exposições pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a participação da exposição “Mulheres que fazem a diferença (Women that Make a Difference)”, exposição Fotográfica Coletiva, no Palácio das Nações Unidas na Cidade de Genebra, Suíça.  Atuou como repórter fotográfico em veículos de comunicação tocantinense.

Renato Yahé Krahô

Nascido em 25/03/1985 no Tocantins, Yahé é membro do Povo Indígena Krahô. Jovem liderança, formado em Licenciatura Intercultural Indígena, Mestre em Letras, membro do quadro de Professores Indígenas do Estado do Tocantins, Professor de Ensino Básico e Médio, ocupando também o cargo de Diretor de Escola, autor dos livros: “Educação Indígena: Livro de Alfabetização Krahô; e Gramática Pedagógica Krahô.”, foi membro do Conselho de Educação Escolar Indígena, biênio 2015/2016 e Presidente Estadual do Conselho Escolar Indígena do Tocantins, biênio 2015/2016. Jovem, experiente e talentoso, liderança nata de seu Povo.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o País.

Todas as exposições do Sesc Tocantins na Galeria de Artes são gratuitas. Informações e visitas mediadas pelo e-mail: artesplasticas@sescto.com.br ou pelo telefone.