Todo o trabalho de planejamento realizado para o Partido dos Trabalhadores do Tocantins, que fortaleceu a candidatura própria do partido ao Governo do Estado, com um trabalho estratégico de marketing, gestão de comunicação e rede sociais, além da realização da Caravana Popular – Encontros pelo Tocantins, se consolida e já apresenta algumas informações interessantes. Num trabalho interno feito pela equipe de marketing para a fundamentação de uma pesquisa qualitativa, identificou-se que 40% dos eleitores entrevistados querem um candidato que represente um novo nome ao Governo do Tocantins, o que, segundo a sondagem, mostra o desejo da população por uma mudança. Esse sentimento de mudança por um novo nome na disputa já existia na eleição de 2010, quando quase um terço do eleitorado não compareceu às urnas, anulou seu voto ou votou em branco.
Em outra observação, 76% dos entrevistados disseram querer votar em um nome que tenha um perfil de gestor e não o de um político.
Outra abordagem interessante desse levantamento é que quando dividido o cenário político do Estado em três possibilidades, foi notado que na ausência do nome de Marcelo Miranda, diante da possibilidade de sua inelegibilidade, cria-se um quadro de uma disputa muito paritária, igualando-se nos percentuais de intenção de voto os atuais nomes citados nas estruturas políticas de destaque no atual momento político estadual.
Esse trabalho foi realizado nas sete principais cidades do Estado e deixou a equipe do petista Nicolau Esteves muito motivada, principalmente porque o nome do petista começa a se consolidar como opção no campo do cenário de nomes novos.
O planejamento de comunicação para Nicolau Esteves superou, ainda no mês de novembro, todas as metas estabelecidas para fevereiro de 2014, confirmando que o trabalho segue rumo ao êxito de uma candidatura de Nicolau Esteves para o Governo do Tocantins.
O planejamento para 2014 do PT está em fase de conclusão, com o fechamento de todas as ações que antecedem a convenção, em junho de 2014.