Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Márcio Vieira

O Plano de Ações Estratégicas para o Turismo foi apresentado pelo governo do Estado nesta sexta-feira, 6, em evento no Palácio Araguaia. Na ocasião foram assinados, ainda, o Projeto de Lei Estadual do Turismo e o termo de cooperação técnica entre Adtur e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Durante a solenidade, o governador Siqueira Campos destacou a importância do fortalecimento do setor turístico, como forma de desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. De acordo com o governador, que assinou o Projeto de Lei do Turismo juntamente com a presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Nilmar Ruiz, as atividades turísticas fazem girar a roda da economia em diversos setores. “O turismo é importante pelas atividades hoteleiras, pelo transporte urbano e interurbano, que é fortalecido. Aumenta significantemente a geração de emprego e renda. O turista que vem ao Tocantins, aproveita para conhecer outras potencialidades turísticas”, frisou.

Entre outras ações, o planejamento prevê a integração do setor de turismo com outras grandes obras que colocam o Tocantins como potencial logístico brasileiro, como a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Araguaia-Tocantins, além da rodovia BR-153. “O Tocantins está mais próximo de nossos mercados consumidores do que os Estados do eixo Sul-Sudeste”, explicou Siqueira Campos.

Dentro deste contexto de localização estratégica e belezas naturais, a Adtur planeja ampliar a atuação do Estado no fortalecimento das atividades turísticas. Em 2013, por meio de investimentos em mais de 30 praias o governo fomentou as atividades econômicas durante o período das férias de julho em diversas cidades do Tocantins. Para o ano que vem, a meta da Agência é levar os investimentos para todas as 72 praias do Tocantins, conforme Nilmar. Além disso, nove praias receberão estrutura e serão divulgadas para fora do Estado, num projeto conhecido como Rota do Sol. “Esta característica de sol e calor nos meses de junho e julho, as praias do nordeste e do sudeste não tem, isso é característica nossa. Vamos divulgar as nossas praias para conseguirmos acessar esse dinheiro que vem de fora”, explicou.

Repercussão

Entre os gestores do setor turístico presentes, o planejamento feito pela Adtur foi bem recebido. De acordo com o secretário de Juventude, Cultura e Turismo de Miracema, Jessé Alves do Nascimento, os investimentos na área fortalecem a economia dos municípios. “É muito importante um evento como esse. O turismo, em qualquer lugar, precisa do apoio e do investimento do governo estadual”, completou.

Já para o diretor de turismo de Paranã, Eduardo Cardoso, o município possui grande potencial turístico que precisa de incentivos para gerar benefícios para a população. “Paranã tem grandes potencialidades, principalmente no período de praias e dos festejos, o que atrai muitos turistas”, frisou.

Projeto de Lei e termo de cooperação

Assinado pelo Governador e pela presidente da Atur, o projeto de Lei Estadual do Turismo irá regulamentar a atividade turística no Tocantins, potencializando a geração de emprego e renda. O projeto vinha sendo elaborado há anos, juntamente com o Conselho Estadual de Turismo e entidades ligadas ao setor e será encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação. “Note a importância de agora nós levarmos esse projeto para frente. Esse projeto ficou muito tempo parado, mas agora vamos conseguir dar continuidade a ele”, frisou o governador.

Além disso, foi assinado, ainda, um termo de cooperação técnica entre Adtur e Naturatins, para que as Áreas de Proteção Ambiental possam ser usadas para o turismo ecológico. De acordo com a presidente da Agência, a assinatura do termo representa um avanço para o setor. “A grande parte dos atrativos turísticos do nosso Estado ficam em áreas de proteção. Com esse termo de cooperação, vai ser possível o uso consciente dessas áreas”, completou Nilmar. (ATN)