Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Seplan - Secretaria Estadual do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública disponibilizou no site da Secretaria - www.seplan.to.gov.br - mais de 2,5 mil mapas em formato PDF. Os mapas trazem informações sobre a cobertura e dinâmica do uso da terra, com abrangência espacial de todo o Estado. No acervo disponibilizado destacam-se mapas sobre os municípios com um registro do uso da terra nos anos de 1990, 2000, 2005 e 2007, e da dinâmica territorial no período 1990-2007.

De acordo com Rodrigo Sabino Borges, coordenador de Zoneamento Ecológico-Econômico, “O Estudo da Dinâmica da Cobertura e Uso da Terra do Estado do Tocantins foi elaborado para avaliar e quantificar a dinâmica espacial do território tocantinense no período 1990-2007, por meio de mapeamentos apoiados na interpretação de imagens de satélite e trabalho de campo, da geração da dinâmica do uso da terra, e da análise integrada destas alterações espaciais por meio da integração de dados geográficos com variáveis socioeconômicas”.

O material passou por um processo de revisão e atualização, executado pela equipe técnica da Seplan, durante cerca de cinco meses. Além da revisão dos mapas existentes, cerca de 550 novos mapas foram gerados a partir da base pré-existente utilizando-se ferramentas do Laboratório de Geoprocessamento da Secretaria.

Sabino enfatizou que “além deste acervo inédito de mapas, a Seplan oferece no site outras informações relacionadas à Dinâmica da Cobertura e Uso da Terra do Estado do Tocantins, disponibilizadas na forma de bases georreferenciadas e de relatórios técnicos”. Todos os mapas podem ser acessados pelo link http://www.seplan.to.gov.br/Portal/governo/geo/mapas.