Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Seplan

Foto: Divulgação Seplan

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), firmou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização da Expedição IBGE Jalapão Tocantins. 

O IBGE divulgará na sexta-feira, 2, às 10 horas, em Ponte Alta do Tocantins, portal de entrada do Parque Jalapão, os dados das coordenadas dos endereços do Censo Demográfico 2022. Nesta quarta-feira, 31, ocorre oficina com gestores, direcionada aos servidores de planejamento que lidam diretamente com informações e dados disponibilizados pelo Instituto. A capacitação ocorre no auditório da Advocacia-Geral da União, em Palmas, e contará com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

“É com grande satisfação que vemos o Estado, o Jalapão, como foco do IBGE, que é responsável pelos dados mais importantes sobre a população brasileira, seus hábitos e suas particularidades, além de ser o principal produtor de informações socioeconômicas confiáveis no país. O Tocantins é destaque e só temos a ganhar com a visibilidade da divulgação de uma informação inédita, que trará dados fundamentais para a definição de ações e políticas públicas direcionadas à população real residente no Estado”, afirma o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.

Como parte da programação da Expedição e, em parceria com a Seplan, a oficina, que será ministrada por servidores do IBGE, tem como conteúdo o Portal do IBGE, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) e o Banco de Informações Ambientais (Bdia). A gerente de Integração da Produção de Geoinformação do IBGE, Aline Lopes Coelho, fará a apresentação da Plataforma Geográfica Interativa (PGI), onde serão disponibilizados os novos dados sobre o georreferenciamento dos endereços visitados durante a coleta de dados do Censo 2022. (Secom/TO)