Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A X Semana Acadêmica do curso de Comunicação Social habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) acontece nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, com o tema "Políticas Públicas de Comunicação: gestores e sociedade civil discutem o seu papel".  A abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (10), a partir das 19h no auditório do Bloco A, com apresentação performática do artista Filipe Porto e a mesa de debates “Caminhos para democratizar a comunicação”.  

A Semana tem como principal objetivo contribuir para o debate sobre o árduo caminho para a Democratização da Comunicação no País, com destaque para as políticas públicas e o papel dos gestores e da sociedade civil na busca por uma comunicação de qualidade.  

A organizadora do evento e professora do curso de Comunicação Social, Cynthia Mara Miranda, ressalta que o debate sobre as políticas públicas de comunicação ainda está muito distante do meio acadêmico e da sociedade em geral. “Trazer essa temática para semana é dar visibilidade ao tema e questionar sobre o papel da comunicação para a construção da cidadania”, explica a professora. 

A programação conta ainda com mesas-redondas, atividades culturais, exposições, lançamento de livro, palestras e oficinas de videorreportagem, fanzine e produção de eventos. Além disso, esta edição traz mais uma vez a Feira Grátis, organizada pelo professor Sérgio Soares, que irá acontecer no hall da Biblioteca na quinta-feira (12), a partir das 16h. Também conhecida como Feira da Gratidão, para participar basta levar algo que gostaria de doar, sem receber nada em troca. 

O evento também recebe o lançamento do livro “O mundo sem Eusébia, sem Alba Célia, mas com João, meu amigo e água morna”, do autor Sérgio Soares, na quarta-feira (11), as 18h30, no Bloco A da universidade. A ocasião terá uma conversa com o autor e com o ilustrador Ciro Gonçalves, mediada pelo escritor Paulo Aires Marinho. 

Participam do evento professores, profissionais da área de comunicação, alunos de jornalismo e de outros cursos, além de convidados como o diretor de jornalismo da TV Educativa do Tocantins, Clediston Alcelmo, o presidente da TV Assembleia Legislativa do Tocantins, Luís Antônio Ferreira, a diretora do Departamento de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Flávia Quirino, a diretora da Revista Mulheres, Ana Maria Bittencourt, e a deputada estadual Josi Nunes.