Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Está disponível no sistema Filiaweb, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lista atualizada dos 178.516 eleitores do Tocantins filiados a partidos políticos até outubro deste ano. A filiação é uma das exigências para se concorrer às Eleições 2014.

A lista inclui informações sobre o partido que o candidato está filiado bem como o número dos títulos e das seções eleitorais em que cada um está inscrito, entre outras informações.

Entre os cinco partidos com os maiores índices de eleitores filiados estão, respectivamente, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 31.657; o Democratas (DEM), com 19.348. Já o Partido Progressista (PP) conta com 18.482 filiados; o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com 18.139 e o Partido dos Trabalhadores (PT) com 12.467 eleitores filiados.

Duplicidade

Os partidos encaminharam a lista de filiados ao TSE em outubro, como determina a Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos). Após receber a relação dos filiados, a Justiça Eleitoral pesquisou as duplicidades, ou seja, identificou as pessoas que estavam ligadas a mais de uma legenda, o que não é permitido pela legislação eleitoral.

Os identificados com dupla filiação foram notificados pela Justiça Eleitoral para informar à qual legenda estariam efetivamente associados. Já os partidos também foram notificados sobre os casos de dupla filiação existentes na legenda, mas somente ao consultarem o sistema Filiaweb, local onde a lista foi disponibilizada. Após essa conferência, a Justiça Eleitoral detectou 31.135 duplicidades no Brasil. (TSE)