Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com o objetivo de apresentar e discutir as metas iniciais de execução do projeto Bus Rapid Transit (BRT), o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, acompanhado do presidente do Instituto Municipal de Planejamento de Palmas (Impup), Luiz Masaru Hayakawa, se reúne nesta quarta-feira, 11, com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília.

De acordo com Masaru, o BRT além de inovador vai integrar as regiões Norte e Sul com mais segurança, economia e rapidez. “Este é o único projeto que integra os programas de habitação entre eles, o Minha Casa Minha Vida. Vai atender as demandas da cidade e solucionar os diversos problemas encontrados no transporte público coletivo”, destacou o gestor da pasta.

Segundo o presidente, o projeto está incluso dentro do programa de mobilidade urbana do Governo Federal que anunciou em junho mais de R$ 50 bilhões para investimentos nesta área. Masaru destacou ainda a importância da inclusão de Palmas no programa.

“Palmas mesmo sendo uma capital, ainda não possui o número de habitantes necessário para ser incluída no programa, mas o prefeito conversou com a presidente Dilma e demais ministros que reconheceram a necessidade do BRT e os benefícios para os palmenses”, afirmou

Outubro

Em outubro deste ano, o prefeito Carlos Amastha esteve reunido com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com a secretária substituta da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Isabel Sales, para apresentar os detalhes do projeto de mobilidade urbana da Capital e pleitear recursos para a execução do mesmo.

Novembro

Já no início de novembro, a analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades, Railda Bitteencourt, esteve em Palmas para obter informações sobre o projeto (BRT). A visita técnica foi um pedido do secretário nacional de Transporte e Mobilidade, Júlio Eduardo Santos. Masaru levou a analista para conhecer avenidas em Taquaralto, Jardim Aureny I, II, III e IV; Taquari, Avenida Theotônio Segurado, Setor Bertaville e Santo Amaro que corresponde a parte do percurso onde o BRT será implantado. Outro local visitado foi o antigo terminal de ônibus ao lado do Rodoshopping. (Secom Palmas)