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Economia

O Instituto Fecomércio realizou em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) uma pesquisa sobre a expectativa de vendas para o Natal. Os entrevistadores foram às ruas entre os dias 18 e 22 de outubro, nos municípios de Palmas, Gurupi e Araguaína. O objetivo é munir o empresário de informações para conhecer o perfil dos consumidores e sobre a expectativa de seu cliente. 

Dentre os dados obtidos com essa sondagem estão à intenção de compras para o Natal, os itens que pretendem comprar e gostariam de ganhar, a quem se destina, onde pretende comprar e a faixa de valor que será gasto com esses presentes.  

Nas três cidades, os produtos que foram apontados como opções de compras foram em primeiro lugar, vestuário, seguido de brinquedos e calçados/complementos. Para o presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, outros produtos também deverão aparecer nessa lista. “Hoje em dia, principalmente as crianças, tem um forte apelo pelos produtos eletrônicos. Esse foi o quarto item que apareceu nas pesquisas em Araguaína e Palmas. Mas é natural que presentes como vestuário e calçados estejam ainda liderando”, apontou.  

Já os produtos que as pessoas entrevistadas gostariam de ganhar são parcialmente diferentes. O vestuário também fica em primeiro lugar, mais aparecem opções como eletrônicos, celulares e viagens.  

Em Palmas foram entrevistadas 389 pessoas. Dessas 91% tem a intenção de presentar alguém nesse Natal, o percentual mais alto registrado. Em Araguaína, 74,1% disseram que possui intenção de comprar presentes para essa data e em Gurupi, 78,2%. Em Araguaína foram entrevistadas 400 pessoas e em Gurupi, 410 entrevistados.

Ainda na Capital, os entrevistados disseram que irão comprar presentes para as mães em primeiro lugar, para filhos em segundo e em terceiro para os pais. Quanto ao local onde serão realizadas as compras, 43,4% responderam que será em Shopping Centers, 30,4% no Comércio de rua e 10,7% pela Internet. Os valores gastos com compras para o Natal ficaram em sua maioria (28,7%) entre R$ 250,01 a 400,00. Com 28,4% ficou a faixa de R$ 100,01 a 150,00 e 12,1% entre R$ 500,01 a 1.000,00. 

A forma de pagamento apontada como a preferida para o final do ano é o dinheiro (47,5%), cartão de crédito (24,9%) e cartão de débito (12,4%). A maioria que prefere parcelar sua compra optará por dividir sua compra em três vezes, 63,8%. Sobre o que chama mais atenção na hora de efetuar suas compras, os consumidores apontaram que em primeiro lugar é o desconto no preço (30,6%), em segundo, promoções (29,3%) e em terceiro o atendimento (13,4%). 

Araguaína

Na cidade que é considerada a segunda economia do Estado, a pesquisa mostrou que os entrevistados irão comprar presentes para mães (24,6%), filhos (18%) e para os pais (13,3%). Já sobre onde irão adquirir os produtos, o comércio de rua ficou com a preferência das pessoas, seguido de Internet e outras formas de compra. Sobre o valor que será gasto com presentes de Natal, os araguainenses responderam que esperam gastar entre R$ 250,01 a 400,00 (24,2%), R$ 100,01 a 150,00 (16,5%) e de R$ 500,01 a 1.000,00 (15,2%). A principal forma de pagamento será 58,9% em dinheiro, 13,5% com cartão de crédito e 11,5% com crediário. A maioria das pessoas que preferem parcelar suas compras disseram dividir o valor de 4 a 6 vezes, registrando 43,1% dos entrevistados. Entre os itens que mais atraem o cliente para a loja estão o desconto (34%), promoções (29,9%) e forma de pagamento (10,2%).

Gurupi 

Em Gurupi, a pesquisa foi realizada com 410 entrevistados que segundo eles irão comprar presentes para mães (23,9%), filhos (22,2%) e para os maridos (20,1%). Já sobre onde irão adquirir os produtos, o comércio de rua ficou com a preferência das pessoas, seguido de Internet e outras formas de compra. A faixa de valor a ser gasta com os presentes ficou em primeiro lugar entre R0,01 a 150,00, em segundo, R$ 250,01 a 400,00 e em terceiro, R$ 150,01 a 250,00. Entre as formas de pagamentos que mais agradam os consumidores de Gurupi estão o dinheiro (65,9%), cartão de crédito (12,4%) e crediário (12,4%). Para atrair a atenção, os itens mais citados foram descontos (32,6%), promoções (31,9%) e atendimento (16,7%). (Ascom Fecomércio)