Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Confederação Nacional da Indústria  divulgou resultado da pesquisa Ibope que  avalia e apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião pública. Os números mostraram que a popularidade dos governadores é bastante heterogênea. Por exemplo, o percentual  da população que considera o governo estadual ótimo ou bom varia de 7% a 74%. Os  governadores mais populares são os dos estados do Amazonas, Pernambuco e Acre. No  outro extremo têm-se, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e A mapá.

O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) segundo os números teve 25% de aprovação do seu governo na pesquisa. O índice da aprovação do jeito de governar do governador foi de 34% conforme os números. 32% afirmaram que confiam no governador.

 A presidente Dilma Rousseff tem no Tocantins 47% de aprovação. 61% da população do Tocantins confiam na presidente Dilma, segundo os números.

 No quesito avaliação do governo, o governador do Amazonas é o melhor avaliado com  74% de ótimo ou bom. Em seguida têm-se o governador de Pernambuco, com 58%, e  o do Acre, com 55%. No Rio Grande do Norte, apenas 7% dos residentes, avaliam o  governo como ótimo ou bom. No Distrito Federal esse percentual é de 9%. Amapá e Rio  de Janeiro estão empatados com o terceiro menor percentual de ótimo ou bom: 18%.

 No estado do Amazonas, 84% dos entrevistados aprovam a maneira de governar do  governador. O percentual de aprovação também é elevado nos estados de Pernambuco  (76%), Acre (70%), Mato Grosso do Sul (66%), Minas Gerais (63%) e Espírito Santo (63%).  Os governadores com os menores percentuais de aprovação são os do Rio Grande do  Norte (13%), Distrito Federal (16%) e Amapá (26%).

 A confiança da população em seu governador é outro indicador de popularidade  importante. Mais uma vez, o governador do Amazonas aparece em primeiro lugar, com  percentual de confiança de 75% . Empatados em segundo lugar, com 66%, têm-se Acre  e Pernambuco. Em seguida têm-se Minas Gerais (60%) e Mato Grosso do Sul (59%). No  extremo inferior a situação também é similar ao apurado nos indicadores anteriores.  Rio Grande do Norte tem o menor percentual de residentes que confiam no governador:  11%. Em seguida têm-se Distrito Federal com 13%, Amapá com 25% e Rio de Janeiro  com 28%.

 A pesquisa

A publicação CNI-Ibope: Avaliação do Governo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião pública. O objetivo é medir a popularidade do presidente da República e avaliar seu governo. Em anos de eleições presidenciais, a pesquisa também estima as intenções de voto dos brasileiros.O levantamento das informações é realizado trimestralmente pelo IBOPE Inteligência. A amostra, de abrangência nacional, é composta por 2.002 eleitores, de 16 anos ou mais, distribuída em 141 municípios. Os resultados são divulgados na forma de percentuais de resposta.

 O período de campo da pesquisa foi de 23 de novembro a 2 de dezembro de 2013.