Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins na tarde desta terça-feira, 17, o deputado Marcelo Lelis (PV), cobrou do Governo do Estado, mais uma vez, o início das obras da TO-126, que liga os municípios de Maurilândia a Itaguatins. Também foi debatido, durante a audiência, o processo de licença ambiental que envolve o trecho entre Tocantinópolis e Maurilândia.  

Na oportunidade, Lelis que também presidiu a sessão, fez um relato do caso, afirmando, inclusive, que durante visitas aos municípios atingidos durante realização do projeto “PV na Estrada”, o problema foi levantado e o Governo do Estado acionado via Requerimento aprovado na Assembleia.

O início das obras da TO-126, também já foi alvo de cobrança dos deputados José Bonifácio, Amélio Cayres dentre outros. Cayres é o autor do Requerimento que solicitou a realização da audiência pública que debateu o assunto.

“Após a visita, apresentamos um Requerimento solicitando informações sobre as obras e na primeira edição do Parlamento Popular realizado em Araguatins, o presidente da Agetrans prometeu que as obras seriam iniciadas no mês de agosto, como a promessa não foi cumprida, apresentamos um novo requerimento pedindo o cumprimento do prazo, mas até o momento, não tivemos resposta, então eu gostaria de saber do presidente qual é o novo prazo para o início das obras”, cobrou Lelis.

Governo promete

Na oportunidade, o presidente da Agetrans e secretário Estadual de Infraestrutura, Alvicto Ozores Nogueira (o Kaká Nogueira), disse que “a realização das obras é de interesse do Estado, mas que por questões jurídicas envolvendo o processo de licença ambiental, o trecho que liga Tocantinópolis a Maurilânida ainda não foram iniciadas”. Já sobre o trecho entre Maurilândia e Itaguatins, que depende apenas do Estado, Nogueira não quis estabelecer um prazo, mas disse “que as obras serão iniciadas em breve”.

“Não estou aqui para dizer que os indígenas e nem o Governo estão errados, estou aqui para propor uma solução, e convido a Funai, o Ibama e todas as partes envolvidas para debatermos o assunto e resolver o problema”, disse. 

Direcionamentos

No fim da audiência, após sugestão do deputado Marcelo Lelis, ficou acordado que um novo Requerimento será apresentado nesta quarta-feira, 18, convocando a Funai, o Ibama e Governo do Estado para uma reunião com os deputados onde será estabelecida uma agenda com as datas e ações a serem desenvolvidas por cada órgão na busca pela solução dos problemas.  A previsão é que a reunião ocorra no mês de janeiro.

Presenças

Participaram da Audiência, os deputados, Marcelo Lelis e Freire Jr, ambos do PV, José Bonifácio (PR), Amélio Cayres (SDD), Sargento Aragão (PROS) e Amália Santana (PT). Estiveram presentes na reunião, os prefeitos de Tocantinópolis, Fabion Gomes e Maurilândia, Leoneide Conceição, além de vereadores e representantes indígenas da região.