Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O governador Siqueira Campos sancionou, no inicio da noite desta última quinta-feira, 26 de dezembro, a lei n.º 2.810, que dá nova denominação para 48 escolas de tempo integral do Estado. Agora, todos esses estabelecimentos de ensino passam a ter acrescidos nos seus nomes as expressões “Girassol de Tempo Integral”.

A sanção a lei, resultado de um projeto de autoria do próprio Governo do Estado aprovado na Assembleia Legislativa do Tocantins, foi feita no Gabinete do Governador com a presença de quase todos os deputados da base aliada no Legislativo.

Ao sancionar a nova lei, o governador lembrou que o girassol já é símbolo da natureza do Estado há muitos anos (lei n.º 915/1997) e que a história da flor remonta ao período do desembargador Joaquim Teotônio Segurado no Tocantins (1975-1831). “A escolha desse nome não tem nada a ver com questões políticas. Os deputados apenas aprovaram algo que já era previsto em lei”, ressaltou o governador.

Siqueira Campos aproveitou, também, para destacar a importância dessas 49 escolas para o Tocantins. O governador salientou que as escolas vêm modificando o ensino do Estado, oferecendo aos alunos a oportunidade de, ao mesmo tempo em que aprendem, ter atividades paralelas, como esporte e música.

“Essas escolas têm orquestras, que levam cultura para os alunos. São orquestras de alta qualidade, que seguidamente fazem apresentações”, ressaltou o governador, ao comentar que os jovens também recebe alimentação nas escolas de tempo integral.

Ao todo, essas 49 escolas têm cerca de 30 mil alunos, o que representa mais de 2% da população do Estado. (ATN)