Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Polo UAB no Tocantins

Polo UAB no Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Polo UAB no Tocantins Polo UAB no Tocantins

Em 2014 o Estado receberá novos polos de educação a distância, e com isso mais dez municípios terão cursos de ensino superior gratuitos através da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Dentro da política de incentivo a educação superior no Estado, o ano de 2014 começa com o anúncio de novos cursos por meio do ensino a distância, que beneficiará centenas de estudantes do interior do Tocantins.

A Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Unitins – Universidades do Tocantins e a UAB – Universidade Aberta do Brasil irão implantar 10 novos Polos no Estado. Essa ação foi acertada pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Tocantins.

Os municípios que receberão os polos são: Colinas, Tocantinópolis, Natividade, Palmeirópolis, Paraiso, Miracema, Formoso do Araguaia, Pindorama, Araguaçu e Augustinópolis. Os cursos são de: letras, matemática, pedagogia e computação, sendo cerca de 40 vagas para cada curso.

“A implantação destes polos representa a ampliação de vagas gratuitas de nível superior à população e já no primeiro semestre de 2014 estaremos estruturando esses polos para implantar a partir de agosto os novos cursos”, destaca a diretora de formação profissional da Sedecti, Maria da penha Barbosa.

A diretora também acrescenta que a parceria com o município é fundamental. Neste momento inicial serão oferecidos cursos por meio da Unitins, mas os polos estão abertos para outras instituições de ensino que desejam participar. “Quando os polos estiverem estruturados qualquer instituição poderá ofertar cursos”, pontua Maria da Penha.

“Levar o ensino superior a locais mais distantes do Estado, onde as pessoas não têm oportunidades de ensino de qualidade. Esse é o compromisso do Governo do Tocantins, e com estes polos a população poderá cursar de forma gratuita e com o respaldo de uma instituição de ensino reconhecida”, explica o secretário da pasta, Paulo Massuia. “Cada polo deverá receber inicialmente investimentos de quase R$ 300 mil”. Diz o gestor da Sedecti.

Os cursos são abertos à comunidade e qualquer pessoa que tenha cursado o ensino médio pode participar. Com os novos polos, o Tocantins passa a ter 25 polos UAB, beneficiando milhares de estudantes.

Sistema UAB

O sistema UAB visa ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público e gratuito por meio de cursos de graduação à distância. Isso também incentiva a formação de professores nas redes públicas, com oferta de licenciaturas para o exercício da função.

No Tocantins os polos servem como apoio para a realização de atividades obrigatórias dos cursos que requerem a presença do aluno, como laboratórios, tutorias e avaliações. Em 2013 a UnB - Universidade de Brasília formou as primeiras turmas de licenciatura no Tocantins, nos cursos de Administração, Artes Visuais, Educação Física e Música.