Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 9, os secretários da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, e da Infraestrutura, Kaká Nogueira; o prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda, além de representantes de produtores de soja e arroz e empresários do setor. Tendo como pauta das discussões, estratégias para a expansão da produção de grão no Tocantins.

“É preciso haver boa gestão, principalmente dos recursos hídricos”, disse o governador ao tratar da capacidade produtiva dos recursos naturais, do acesso às terras, do escoamento da produção e da democratização do crédito rural como fatores determinantes para a continuidade do crescimento da produtividade.

De acordo com Jaime Café, a safra 2013/2014 será a maior safra de todos os tempos. Nos últimos três anos o Tocantins teve um avanço significativo. Um aumento de cerca de 60% em relação a safra 2010/2011. “O ano de 2013 terminou com bastante chuva, as estradas que dão acesso à maioria das propriedades tiveram um prejuízo muito grande, por isso uma ação conjunta da Agetrans, da Agricultura e das prefeituras, para dar uma melhor condição para escoamento dessa produção”, destacou o secretário como uma forma de garantir um escoamento mais seguro a custo acessível ao produtor.

Boas estradas foi justamente uma das prioridades levantadas pelos produtores, conforme explicou Rubem Ritter, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Tocantins, a Aprosoja. “Pedimos esse direcionamento às estradas vicinais, haja vista que as extensas chuvas do mês de dezembro deixaram as estradas comprometidas. E nós temos já em fevereiro o início da colheita de soja, daí a urgência e necessidade de fazer os consertos nessas estradas que foram bastante afetadas pelo excesso de chuvas”, pontuou.

Produção em números

O Tocantins já é o primeiro no ranking da região norte do País na produção de grãos e o terceiro no cultivo de arroz em nível nacional.

A perspectiva é de que esse crescimento se acentue ainda mais no próximo ano, como mostram os números do terceiro levantamento de grãos da safra 2013/2014 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em dezembro do ano passado. A estimativa é de aumento de 15 %, saltando de 2.634.450 toneladas na safra 2012/2013 para 3.030.650 toneladas. A área plantada deve crescer em torno de 10,3% passando de 813,82 mil hectares para 897,57 mil hectares.

Segundo o levantamento, a região que apresenta maior aumento percentual de área plantada é a que compreende os municípios de Alvorada, Aliança do Tocantins, Caseara, Cristalândia, Divinópolis, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Paraíso, Peixe e Pium. Nesta região a área plantada na safra anterior foi de 257,38 mil hectares e a previsão é de que na safra 2013/2014 se chegue a 321,07 mil hectares, com 24,7% de crescimento. (ATN)