Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

 O prefeito em exercício de Palmas, Major Negreiros, durante o lançamento das obras de revitalização e calçamento de Taquaruçu, na noite de quinta-feira, 09, na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, afirmou que o projeto de revitalização de Taquaruçu trará ainda mais qualidade de vida aos moradores e impulsionará o turismo no mesmo. “Nosso trabalho vai dar ainda mais qualidade de vida aos moradores e impulsionar o turismo em Taquaruçu. Será nosso cartão postal”, afirmou.

O arquiteto urbanista do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Laudelio Abrunhosa, fez a apresentação detalhada do projeto que será realizado em três etapas. A primeira é a padronização do calçamento que será iniciada na Avenida São Sebastião, contornará a Praça Maracaípe e terminará na Avenida Belo Horizonte.

“As calçadas serão de blocos intertravados que, através de desenhos de ondas simbolizarão as águas. Nas calçadas, haverá ainda um desenho estilizado que representará as cachoeiras, as serras e os pássaros de Taquaruçu”, explicou Abrunhosa.

Já a segunda e terceira etapa será a padronização das varandas dos comércios e pintura das fachadas que estão localizados em torno de onde será feito o calçamento. A obra tem início previsto para esta segunda-feira, 13, e o prazo para o término da obra é de 300 dias.

Acessibilidade

O presidente da Agência de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, também destacou a importância das obras para o distrito. “Tudo que está sendo feito é um investimento para os moradores, assim como atração para turistas. As calçadas atenderão todos os padrões de acessibilidade. Vamos atender nossos idosos, cadeirantes e portadores de necessidades especiais”, afirmou.

Parceria

A obra é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), o Impup e a Agtur.

Orelhões

Também foi realizada no mês de dezembro de 2013 a restauração e recuperação dos orelhões telefônicos de Taquaruçu. O trabalho foi viabilizado pelo prefeito em exercício, Major Negreiros, em parceria com alguns empresários. “Busquei alguns amigos para devolver para nosso querido Taquaruçu a beleza dos orelhões que são atrativos tradicionais do distrito”, afirmou. (Secom Palmas)