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Foto: Divulgação

Os airbags (bolsas que inflam e amenizam o impacto da batida) e os freios antitravamento (ABS) são obrigatórios e todos os automóveis produzidos no Brasil devem tê-los. A medida foi implantada no dia 1° de janeiro de 2014, o Cotran (Conselho Nacional de Trânsito) visa tornar os veículos em circulação mais seguros e preparados para situações de risco.

Segundo o assessor diretor do Detran, Yuri Nery de Assis, a medida que torna airbags e freios “ABS”obrigatória, foi definida através de uma lei federal que foi instituída em 2009, na qual os airbags e os freios ABS tornaram-se itens obrigatórios em automóveis e que são itens de segurança e têm como objetivo tornar a experiência no trânsito mais segura.

“Os freios antitravamento, em especial, mudam todo um conceito de direção defensiva, uma vez que não travam as rodas e permitem manobras mais eficazes em situações de risco. Os airbags, por sua vez, são equipamentos de segurança que são ativados em caso de colisões e amortecem o impacto”, afirmou.

O assessor disse ainda que as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ambas de 2009, determinam que os carros fabricados no Brasil, a partir do dia 01/01/2014, deverão conter estes itens de segurança. “Então não é obrigatório que alguém modifique o seu automóvel para inserir os airbags e os freios antitravamento. Quem possui um modelo que não tem estes equipamentos poderá continuar utilizando-o”, frisou.

Finalizando, Yuri Nery de Assis, afirmou que alguns modelos de automóveis deixaram de ser fabricados, como é o caso da Kombi, por não comportarem os airbags e freios “ABS”, sendo impossível de se adequarem a resolução.

Obrigatoriedade do Airbag no mundo

Nos EUA, é obrigatório desde 1998.

Na União Europeia, desde 2007 é item básico.

Na Argentina, será obrigatório a partir de janeiro de 2014.

Estudos

O freio ABS reduz de 20% a 25% o espaço da frenagem e evita o travamento das rodas. Na Europa, onde equipam todos os carros, pesquisas mostram que o número de mortes em acidentes caiu 30%. Ainda não há estudos no Brasil sobre o tema.

No caso do airbag, estudos internacionais indicam que em acidentes potencialmente fatais, há 51% de chances de os ocupantes sobreviverem se estiverem com cinto e o carro tiver airbag. (Ascom Detran)