Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

A Fecolinas - Fundação Municipal de Desenvolvimento de Colinas do Tocantins firmou acordo de Cooperação Técnica, por intermédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, via Secretaria de Orçamento Federal no ano de 2013, objetivando formar cidadãos em cursos sobre temas orçamentários. Duas turmas já concluíram o curso Básico em Orçamento Público e o Curso de Orçamento Público.

Neste ano de 2014, a Escola Virtual SOF já disponibiliza em sua Escola Virtual o Curso Básico em Orçamento Público, onde os inscritos aprenderão sobre a importância do Orçamento Público para cada cidadão e cidadã e o Curso Ética no Serviço Público que destina-se a homogeneizar os conhecimentos dos participantes sobre os fundamentos da ética e sobre os desafios dos serviços públicos. Os cursos são destinados para funcionários públicos, estudantes e demais pessoas interessadas no assunto.

O objetivo principal dos cursos é oferecer à comunidade o entendimento a respeito dos recursos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com orientações sobre a complexidade do Orçamento público e tornando a linguagem mais acessível.

Cada Curso disponibilizará 50 vagas, onde os interessados em se inscrever deverão procurar a Sede da Fecolinas, na Avenida Goianésia, 1133, Bairro Novo Planalto, das 07h às 11h e das 13h às 17h, no período descrito para efetuação da inscrição de cada curso. As inscrições e os cursos são gratuitos.

O Curso Básico em Orçamento Público terá carga horária de 20 horas e estará com inscrições abertas no período de 14 de janeiro a 24 de janeiro e terá inicio dia 28 de fevereiro com término em 16 de março. O Curso Ética no Serviço Público terá carga horária de 20 horas e estará com inscrições abertas no período de 14 de janeiro a 24 de janeiro e terá inicio dia 28 de fevereiro com término em 16 de março.

A presidente da Fecolinas, Regiane de Alcântara Silva Moraes, enfatizou os reflexos positivos para a qualidade do gasto público e o fortalecimento do controle social. “Esses cursos tem como objetivo apresentar ao cidadão a forma como os gastos governamentais são destinados a partir das prioridades estabelecidas, bem como a importância da ética no serviço público. Ao conhecer o Orçamento público, o cidadão pode fiscalizar a despesa pública de maneira efetiva, exercendo melhor sua cidadania nessa área. A realização desses cursos é uma forma de desenvolvermos a transparência pública, onde a sociedade através do conhecimento atua como agente fiscalizador”, afirmou.