Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 1.600 candidatos vão fazer o vestibular da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), oferecido pelo sistema Universidade Abertos do Brasil (UAB), que acontece neste domingo, 19. As provas acontecerão nas cidades polos de Alvorada, Dianópolis, Cristalândia, Porto Nacional, Guaraí, Nova Olinda, Mateiros, Araguatins, Taguatinga e Palmas das 8 às 12 horas (horário local). 

São 960 vagas distribuídas nos cursos pedagogia, letras, computação e administração pública. O curso mais concorrido é computação, em Dianópolis, que teve 68 inscritos disputando 15 vagas, chegando a 4,53 por vaga. Em segundo e terceiro lugar ficou o curso de pedagogia, em Palmas( 4,45 por vaga) e Araguatins (4,16). 

A professora de Reforço Escolar, Edilene Pereira Sobrinho, residente em Guaraí, conta estar apreensiva para realizar a prova. “Estou muito ansiosa e a minha preocupação maior é com a redação”, diz Edilene acrescentando que o vestibular da Unitins/ UAB é uma oportunidade de ingressar na universidade sem custo algum. “Na minha cidade só tem pedagogia em faculdades particulares, essa é uma grande chance de eu cursar pedagogia de forma gratuita”, ressalta. 

Edital

Segundo edital, para ter acesso ao prédio onde acontecerão as provas o candidato deverá apresentar boleto bancário quitado ou comprovante de inscrição, documento de identidade original com o qual se inscreveu ao processo de seleção, não sendo aceitas cópias. Será reconhecido pelos fiscais de prova como documento de identidade, todo documento que tenha fé pública, assinatura, número de registro e fotografia do portador. 

As provas abordarão conteúdos programáticos em nível de escolaridade de ensino médio. Para responder às provas escritas, o candidato deverá utilizar somente caneta esferográfica transparente com tinta de cor azul. Durante a realização das provas, os candidatos não poderão usar celulares, relógios digitais, calculadoras eletrônicas (ou similares) ou corretivos líquidos, nem fazer qualquer espécie de consulta referente aos conteúdos. Destacando que a redação não deverá ser assinada ou conter qualquer sinal de identificação. 

As provas objetivas serão constituídas de questões com cinco alternativas, sendo que apenas uma responde à questão, e abrangerão as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Matemática, Conhecimentos Gerais e Noções de Informática, todos os candidatos farão a prova de redação. Para todos os cursos será considerado reprovado o candidato que obtiver resultado nulo em qualquer uma das disciplinas ou obtiver aproveitamento inferior a 20% na prova de redação.

Os cursos de pedagogia, letras, administração pública, terão 50% das vagas disponibilizadas aos professores da rede pública que devem comprovar vínculo com órgão público de Ensino no ato da matrícula. Já o curso de licenciatura em computação, nos polos de Dianópolis e Nova Olinda, terão 20 vagas. Não havendo candidatos para suprir as vagas destinadas a professores, elas ficarão disponíveis aos candidatos de livre concorrência aprovados e classificados.

Segundo o edital, o candidato somente terá acesso ao prédio das provas mediante apresentação do boleto bancário quitado ou do Comprovante de Inscrição e do original do documento de identidade com o qual se inscreveu ao Processo de Seleção. Não serão aceitas cópias, ainda que autenticadas. Os locais das provas podem ser acessadas neste link: http://concursos.unitins.br/concursos/download/arquivos/[635253831435366250]locais-de-provas-vestibular-unitins-uab-2014-1-alterado.pdf

Universidade Aberta do Brasil

O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

Locais de prova

Alvorada: Escola Estadual Adjulho Baltazar Av. Rui Barbosa Quadra 52 Lote 01, s/nº Centro.

Dianópolis: Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa Rua Tocantins s/n, Setor Cavalcante. 

Cristalândia: Colégio Estadual De Cristalândia Rua 16 s/nº Centro. Cristalândia. Ref.: Próximo ao Posto Avenida. 

Porto Nacional: Centro De Ensino Médio Professor Florêncio Aires Rua Rubens Pereira Reis de Andrade n° 1146, Jardim Brasília. 

Guaraí: Centro de Ensino Médio Orquelina Torres Av. Araguaia 1055, Centro.

Nova Olinda: Colégio Dr. Hélio Sousa Bueno Rua Presidente Costa e Silva, n.º 1486, Centro. Nova Olinda. Ref.: Ginásio de Esportes. 

Mateiros: Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas Centro de Mateiros. 

Araguatins: Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem Rua: 06 s/n, esquina com Bartolomeu Bueno da silva, Bairro Nova Araguatins. 

Taguatinga: Colégio Estadual Justino de Almeida Rua Dep. João de Abreu, n.º 28, Centro. Taguatinga.

Palmas: Campus da Unitins Av. Teotônio segurado conj. 01 lote 02 1401 sul Q-ACSU-SO 140. (ATN)