Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) recebe nos dias 20, 21 e 22 de janeiro inscrições para o processo seletivo simplificado de monitores e tutores voluntários do programa Mais Educação. O edital pode ser acessado pelo link http://portal.palmas.to.gov.br/media/doc/6_1_2014_14_20_1.pdf. Serão contratados 400 monitores e 15 tutores, que serão distribuídos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

As inscrições serão efetuadas na Coordenação de Educação Integral da Semed, nos horários de 08 às 12 horas e de 14 às 18 horas, e destinam-se a estudantes e graduados em institutos federais ou universidades públicas e particulares, nas áreas de Pedagogia, Matemática, Letras, Informática e outras.

No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível em anexo do edital); cópias do documentos pessoais, comprovante de residência, diploma para graduados e histórico escolar para não graduados e certidão negativa de Antecedentes Civis e Criminais.

A seleção se dará por uma única etapa classificatória e eliminatória, realizada através da análise de Currículo, cuja pontuação valerá 12 pontos. O resultado será publicado no site da Prefeitura Municipal de Palmas – www.palmas.to.gov.br, por ordem de classificação.

O monitor voluntário selecionado para desenvolver as atividades do macrocampo de Orientação de Estudos e Leitura terá carga horária diária mínima de 90 minutos e uma carga horária semanal mínima de sete horas e meia. Já o monitor selecionado para desenvolver as demais atividades terá carga horária diária mínima de 60 minutos por turma. A quantidade de turmas de cada monitor dependerá da agenda de atividades da escola e da disponibilidade de tempo do monitor.

O Programa

Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, o Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).