Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Tocantins registrou em 2013 o menor índice de focos de raiva em herbívoros de sua história. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) foram registrados no ano passado apenas 11 focos, contra 14 no ano de 2012, uma redução significativa para o controle da doença no Estado.

Segundo o responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante, estes números positivos estão aliados às ações desenvolvidas pelo programa como: controle populacional dos morcegos hematófagos, monitoramento de abrigos, educação sanitária com palestras, dias de campos e principalmente a vacinação dos herbívoros (bovídeos, ovinos, caprinos e equídeos).

José Emerson, alerta que é necessário manter a vigilância sobre a doença: “Precisamos aprimorar mais ainda nossas ações em relação à vigilância, monitoramento, localização de novos abrigos, captura de morcegos hematófagos e aumentar os índices de cobertura vacinal para diminuirmos ainda mais o número de focos no Estado”.

Os dados mostram que nos últimos cinco anos houve uma redução significativa no número de focos da doença saindo de 37 em 2009 para 11 em 2013. O número de morcegos hematófagos capturados pelo programa aumentou de 490 em 2012 para 521 em 2013. Houve ainda, aumento no número de propriedades atendidas pelas ações da Adapec no controle e monitoramento dos morcegos hematófagos, sendo, atendidas 92 em 2013, enquanto que em 2012 foram 83.

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença dos animais que atinge o ser humano. E em casos de acidentes com animais com sintomas da doença, ou com qualquer espécie de morcegos, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde do seu município ou o escritório da Adapec para orientações. “É importante ressaltar que o produtor não pode descuidar da vacinação do rebanho, pois, embora ela não seja obrigatória, é a maneira mais eficaz e segura do produtor proteger seu rebanho contra a raiva,” disse José Emerson.