Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentaram para cerca de 20 avicultores e representantes de associações o sistema de produção de biogás, por meio do biodigestor. O encontro aconteceu, na tarde desta última quinta-feira, dia 23, no auditório do Sebrae, em Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas, região Central do Estado. 

Na ocasião, o avicultor Raimundo Alves Ferreira, de Palmeiras do Tocantins, proprietário da fazenda Pedra Furada, pioneiro na implantação da tecnologia do biodigestor para câmaras de frango no Tocantins, falou sobre os benefícios que o produtor pode alcançar com o equipamento. Raimundo utiliza a tecnologia em 2007 e de lá para cá, comprovou a capacidade de geração de energia do biodigestor. “É realmente uma tecnologia que tem retorno econômico, garantindo uma redução de 50% no custo benefício e emissão de gases poluentes”, enfatizou. 

Ferreira explicou ainda que a intenção é aumentar a produção de frangos e a capacidade do seu biodigestor. “Iniciei a produção do biogás como experiência, mas conseguimos provar que é viável. O Tocantins é o primeiro estado do Brasil a realizar este tipo de pesquisa na produção sustentável do biogás por câmara de frango”, acrescentou dizendo que comercializa atualmente 60 mil frangos, num ciclo de 60 dias, com um biodigestor de capacidade de 12 Megawatts. A expectativa é aumentar a granja em 105 mil frangos e a capacidade do biodigestor para 40 Megawatts.

Para o tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Rocha, essa é uma ação que incentiva os produtores a produzir o biogás e o biofertilizante, o que irá proporcionar a geração de renda extra e de forma sustentável. “O Governo do Estado em parceria com o programa de Agricultura de Baixo Carbono do Governo Federal tem como meta reduzir em 78 mil m³ a emissão de CO² (gás carbônico) na natureza, até 2020. Para isso fizemos um mapeamento das áreas de criação de frangos, suínos e bovinos, para posteriormente levar ao conhecimento dos criadores o uso dessa nova tecnologia”, argumentou Rocha.

Fertilizantes

Além do uso do biodigestor no aproveitamento da matéria-prima (esterco de aves e outros animais), a tecnologia propicia também a produção de biofertilizante para o uso nas lavouras, e principalmente em pequenas propriedades. “Iniciamos nosso trabalho, ainda ano passado, com os ceramistas do estado divulgando o uso sustentável de produção de energia com a palha do arroz, galhadas e outras biomassas, as quais possuem um ótimo poder calorífico. Agora pretendemos trabalhar com o biodigestor como mais uma alternativa, que contemple os pecuaristas do estado”. Disse Rocha.

Produtor

De acordo com o avicultor, Gomes de Morais, integrante da Associação dos Avicultores de Paraíso do Tocantins, a tecnologia é de suma importância para a propriedade. “Achei muito interessante e pretendo futuramente implantar na minha granja, pois percebemos que agrega mais valor, reduz o uso de energia, sendo um gasto a menos”, destacou. (Ascom/Seagro)