Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Na manhã desta quarta-feira, 29, o prefeito de Palmas, e também presidente do Consórcio Intermunicipal (CI) do Lago da UHE Lajeado, Carlos Amastha, entregou aos prefeitos e representantes das Prefeituras que compõem o consórcio, o “Guia Turístico de Palmas e Cidades do Lago 2014”. O guia apresenta o roteiro turístico que deve ajudar na divulgação dos potenciais turísticos desses municípios. Juntos, Palmas, Porto Nacional, Lajeado, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Brejinho de Nazaré e Ipueiras formam o Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-Lago).

O material trata-se de um guia integrado de turismo que traz parte da história de cada uma dessas cidades e as fotografias dos atrativos turísticos vão ilustrar as belezas naturais de cada município situado no entorno do Lago. “O roteiro além de divulgar os recursos e o potencial turístico desses municípios vai ajudar na promoção de políticas públicas voltadas ao setor”, explicou Amastha.

Para o prefeito de Ipueiras, Helio dos Anjos, com este guia será possível aos municípios pequenos, como é o caso de Ipueiras, também partilhar de um material de divulgação, e com qualidade. “As sete cidades juntas terão mais força para angariar fundos que servirão de investimentos para exploração turística,” disse o gestor.

O secretário de Juventude, Cultura e Turismo de Miracema do Tocantins, ressaltou que o guia trará mais informações aos turistas, sendo o material ilustrativo outro ponto positivo. Segundo ele, fomenta a vontade de conhecer os locais. “Percebe-se que o material do guia é de ótima qualidade, e como foi colocado desde o início pelo presidente do CI Lago, prefeito Carlos Amastha,  esta é a materialização dos nossos sonhos. Com todo os registros fotográficos que serão de fácil acesso aos turistas nos principais pontos de acesso. Não tenho dúvida que isso trará mais turistas para conhecer nosso potencial turístico”, disse entusiasmado.

Tradução do Guia Turístico

Durante o encontro o prefeito Carlos Amastha surpreendeu os presentes com a notícia da parceria firmada com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, onde as potencialidades e atrativos turísticos de Palmas e das cidades que integram o roteiro do Lago serão divulgados em eventos empreendidos pela Embratur em Portugal e Suíça, países participantes da Copa do Mundo FIFA 2014 e que jogam em Brasília/DF durante a competição.

Para viabilizar a ação, a Embratur custeará a tradução do Guia Turístico Palmas e Cidades do Lago, produzido pela Prefeitura de Palmas, para os idiomas inglês e espanhol. O material será apresentado pela Embratur em eventos de promoção de roteiros integrados no mercado internacional para a ocasião da Copa.

 Mapito (Maranhão/Piauí e Tocantins) 

Outra novidade positiva para a região foi também a criação de um novo roteiro turístico composto pelas capitais dos estados Maranhão, Piauí e Tocantins (Mapito). A rota sugere que Palmas seja portal de entrada do Jalapão, Teresina - portal de entrada do Parque das Sete Cidades - e São Luís - portal de entrada dos Lençóis Maranhenses.

Para o prefeito de Tocantínia, Muniz Araújo Pereira, o guia vem como uma ferramenta de fortalecimento desta região central do Tocantins, para divulgação das ofertas turísticas. “Este guia vem dar publicidade, e certamente a tradução para o inglês e espanhol vai ampliar ainda mais o nosso público, que busca o ecoturismo, pois nós temos muito a ofertar neste seguimento, e temos aqui em Palmas o portal de entrada com uma rede hoteleira bem estruturada para receber os turistas” ressaltou o gestor.

O prefeito de Palmas ressaltou a importância de agregar o esporte, turismo e lazer. Para ele, esse projeto trará às capitais envolvidas um reconhecimento esportivo que vem nitidamente em elevado crescimento e ainda é de suma importância para o desenvolvimento turístico. “Entramos o ano com pé direito, o presidente Flavio Dino se apaixonou por nosso projeto, e esta parceria com a Embratur irá nos trazer muitos benefícios, e Palmas será apenas a porta de entrada para explorarmos todo o potencial turístico da região do CI Lago”, enfatizou Amastha.

Durante o encontro também foram tratados assuntos relativos à indicação de cada município de representantes para o Conselho Estadual de Recursos Hidricos  (CERH), e  Membro do Conselho Fiscal do CI-Lago.