Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A próxima segunda-feira, 03, será de destaque para o Tribunal de Justiça do Tocantins com a abertura do Ano Judiciário oficializando o início dos trabalhos da Justiça tocantinense. A solenidade especial ainda será marcada pelas comemorações dos 25 anos de criação do TJTO e abrirá as atividades alusivas à data, que serão desenvolvidas no decorrer desse ano de 2014.

A sessão solene, realizada no Tribunal do Pleno do TJTO, terá início às 14h e além da Corte do Judiciário, o evento contará com a presença de várias autoridades. Ainda na oportunidade, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora, Ângela Prudente, fará a apresentação dos ícones oficiais dos 25 anos, como o selo e medalha.

As comemorações serão estendidas a todo ano de 2014, por meio de atividades que envolverão o poder judiciário, as instituições parceiras e a sociedade. A programação completa também será apresentada durante a abertura do Ano Judiciário.

25 anos de história

Com a criação do Estado do Tocantins, em 5 de outubro de 1988, foram instituídos também os demais poderes. Em janeiro de 1989 era instalado o Tribunal de Justiça do Tocantins. Com o desmembramento de Goiás, de herança, sobraram 20 Comarcas, mas apenas cinco juízes optaram por atuar no recém-criado Estado. No mesmo ano foram criadas 32 comarcas e 49 novos juízes ingressaram por meio do primeiro concurso público. Sete desembargadores tomaram posse e o primeiro a comandar o TJTO foi o desembargador Osmar José da Silva, iniciando a trajetória do Judiciário tocantinense.

Atualmente a Corte de Justiça conta com 12 desembargadores, são 42 Comarcas de norte a sul e 126 juízes atuando à frente de 130 Varas e 17 Juizados Especiais. (Ascom TJ)