Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 03, o prefeito Carlos Amastha entregou à aluna Milena de Sousa da Conceição o novo uniforme escolar da rede municipal de ensino. A estudante foi escolhida para representar os 1256 alunos matriculados na Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares, que atende educandos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA).

Jonas Igrem, 13 anos, aluno do 9º do ensino fundamental, aprovou o novo modelo de uniforme. “Eu gostei da mudança das cores porque elas representam as cores do nosso município e gostei também da bandeira estampada no peito”, declarou.

Para o prefeito Amastha, a educação das crianças é fundamental. “Eu e minha esposa sempre nos preocupamos em oferecer apenas duas coisas para nossos filhos: a melhor educação do mundo possível e oportunidades para que eles desenvolvessem seus potenciais, e isso que fizemos com nossos filhos é o que desejo para vocês, por isso estamos trabalhando para que todos os desafios sejam superados e que vocês tenham conhecimento e oportunidade para desenvolver suas vidas”, destacou.

O prefeito destacou ainda a importância da mobilização pela educação municipal. “No geral estamos indo bem, mas tenho certeza que poderemos fazer melhor se concentrarmos todos os nossos esforços e entendermos que o nosso futuro está nas mãos dessas crianças”.

Abertura do ano letivo

Durante a solenidade que aconteceu na sede da escola que fica localizada no Jardim Aureny III, os alunos foram recepcionados com o Momento Cívico. Após o Ato Cívico, as alunas Joice Lima, Ingrid Sara Dávila e Camila Lima declamaram o poesia “Escola é..” de Paulo Freire. Na sequência, a aluna Mirian do Nascimento interpretou a música “Diamante” da cantora Damares.

A diretora da Escola Municipal, Maria Júlia Amorim Soares, Maria Mendes, agradeceu a todos pela presença e disse que espera contribuir com o aprendizado dos alunos em mais um ano de estudos. “Esperamos contribuir tanto com as avaliações internas quanto externas buscando sempre o melhor aprendizado para nossos alunos”, disse.

A secretária da Educação, Berenice Barbosa, destacou que todos os alunos da rede municipal receberão o uniforme. “Até o final do mês fevereiro todos os nossos alunos receberão o uniforme” afirmou, acrescentando que os uniformes escolares custaram aos cofres públicos mais de R$ 900 mil.

A titular da pasta destacou ainda a construção de mais cinco CMEIs que estão para serem concluídos e entregues à população até o início de abril e a reforma de cinco escolas que estão passando por adequações nas cozinhas para atender as normas da Vigilância Sanitária, adequações nos banheiros, fiação elétrica, estrutura dos telhados, entre outras.

Outro ponto destacado pela gestora foi em relação às formações dos educadores que visam capacitá-los para oferecer o melhor ensino aos alunos. “Nosso objetivo é ofertar uma educação que capacite nossos alunos a competirem de igual por igual em qualquer instituição de ensino do país”, enfatizou.

A solenidade de abertura do ano letivo foi encerrada com a palestra “A arte de Sonhar” proferida pelo atleta palmense Hudson Lee, campeão mundial de Jiu Jitsu.

Em sua fala, o atleta fez um retrospecto da sua trajetória de vida, falando sobre as dificuldades enfrentadas, a superação, e as oportunidades que a prática do esporte lhe propôs. Lee incentivou os alunos a nunca se meterem com as drogas, sempre sonharem, nunca desistirem de correr atrás de seus sonhos, a traçar metas e buscar incessantemente alcançá-las. “Sonhe, lute, acredite no seu potencial e nunca desista, você é capaz!” (Secom Palmas)