Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Há poucos dias para o término do período de proibição da pesca nos rios e lagos no Estado do Tocantins, em virtude da Piracema, as equipes de fiscalização das 15 Unidades Regionais têm intensificado suas atuações. Neste final de semana, entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro, 11 equipes do órgão em parceria com a Companhia Independente da Policia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra ), coibiram a pesca predatória nas principais regiões pesqueiras do Estado.

As ações do final de semana resultaram na apreensão de 10.256 metros de rede malhadeira, 800 metros de espinhel, 62 quilos de pescado, além de outros apetrechos de pesca como linhadas, tarrafas, boias e até mesmo duas espingardas, uma calibre 28 e outra artesanal.

As equipes compostas por quatro fiscais e piloto de embarcação, aturam de norte a sul do Estado. A regional de Palmas percorreu o rio Tocantins a partir da região conhecida como Capelinha na divisa entre Tocantínia e Pedro Afonso, até a cidade de Lajeado e nos demais rios Providência, Porteira, Santa Luzia, Mangues, Água Suja, Chupé, Crixás, Surubim, São Valério e no Lago da UHE de Lajeado até o município de Ipueiras.

A equipe da regional de Lagoa da Confusão fiscalizou os rios Formoso e Dueré e o Lago do Isac, enquanto que a equipe de Paraíso, em parceria com a equipe da APA Ilha do Bananal Cantão e Cipra percorreram os rios do Coco, Caiapó, Piranhas e Araguaia. Já em Gurupi as ações aconteceram no rio Tocantins de Peixe até Ipueiras, de Peixe até o Lago da UHE - Peixe Angical e rio Santa Teresa. O Naturatins de Alvorada atuou nos rios Formoso, Cana Brava, Pau Seco, Escuro, Feliciano, Santa Teresa; a Regional Formoso do Araguaia, no Rio Javaé;

Com o intuito de reforçar as ações, as regionais de Pedro Afonso, Colinas e Goiatins se uniram para fiscalizar os rios Manoel Alves, Água Fria, Feio, Capivara, Tranqueira, Soninho, Mirador e Tabocão até a região conhecida como Capelinha, bem como o Rio do Sono até a cidade de mesmo nome e rio Perdido.

No norte, a regional de Araguatins fiscalizou o trecho de Itaguatins a Esperantina e no rio Araguaia de Esperantina a Cachoeira de Santa Izabel no município de Ananás; a de regional de Arapoema navegou os rios Cunhas, Jenipapo e Araguaia. A equipe de Tocantinópolis percorreu o Lago da UHE – Estreito no trecho de Arguiarnópolis a Babaçulândia, enquanto que a de Araguaína entre os trechos de Babaçulândia a Palmeirante.

“Ainda consideramos relevante os números de apreensões, visto o resultado desta operação, deste modo, continuaremos firmes no intuito de coibir a pesca irregular no período de defesa, bem como adotar, quando necessária, as medidas punitivas e educativas”, enfatizou Natal Cesar de Castro, que no momento responde pela chefia de sessão de fiscalização Ambiental na sede do Naturatins em Palmas. (Ascom Naturatins)