Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) divulgou nesta última quinta-feira, 6, a concorrência do Vestibular 2014/1 da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O curso mais concorrido foi novamente o de Medicina, com 188,33 candidatos por vaga na cota mais concorrida - o sistema de aplicação da Lei 12.711/2012 na modalidade para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas com renda per capita maior que um salário mínimo e meio - e 119,79 candidatos por vaga no Sistema Universal. Direito, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Enfermagem são os outros cursos que figuram nas três primeiras posições das tabelas. 

Com 183 inscritos para as 61 vagas disponíveis, o sistema de cotas que reserva 5% das vagas do certame para candidatos indígenas, no qual a UFT é pioneira no país, teve uma concorrência de três candidatos por vaga. Novamente, o curso de Medicina é o mais concorrido, com 53 candidatos disputando as duas vagas disponíveis (26,5 candidatos por vaga). A concorrência de todos os cursos e em todas as modalidades.

No total, 12.462 candidatos estão inscritos para disputar 1.322 vagas; outros 12,5% das vagas disponibilizadas pela UFT no semestre são destinadas aos candidatos inscritos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. As provas do Vestibular 2014/1 da UFT ocorrem nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Candidatos de todo o Brasil

O Vestibular 2014/1 da UFT atraiu candidatos de todos os estados brasileiros - exceto Rio Grande do Norte - e também do Distrito Federal. Do total de inscritos nesta edição do processo seletivo, 66% são do Tocantins, 9,5% são do estado de Goiás e 9,3% são do Maranhão.