Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Membros da Comissão Política Estadual do PCdoB acompanharam a visita do presidente estadual do PCdoB, Luciano Arruda a cidade de Gurupi para tratar de assuntos da estruturação do Partido na cidade e na região Sul. Ele foi acompanhado pelo professor Francisco Viana, presidente do Conselho Estadual de Economia e da Comissão Política e Secretariado do PCdoB estadual, João Braga da Comissão Política, Adriano Lima, secretário de Comunicação e Emival Dalat secretário de Organização.

Pela manhã os dirigentes estaduais visitaram a ex-presidente estadual do PCdoB, Verbena Brito, e a candidata pelo Partido na última eleição municipal, Joyce. Na visita foi feita a avaliação do processo organização do Partido no município e a consulta por parte da direção estadual sobre a recomposição da Comissão Política e do Comitê Municipal. Verbena deixou a direção estadual totalmente à vontade para fazer novas experiências e se colocou à disposição para contribuir de outras maneiras não estando a frente de funções executivas do partido.

A reunião foi aberta pelo presidente estadual, Luciano Arruda e pelos demais membros da  Comissão Política Estadual que fizeram apontamentos sobre a situação da conjuntura política e das recentes experiências do PCdoB no plano nacional e local. Os dirigentes estaduais conduziram uma consulta aos filiados e apresentaram a proposta de alteração na presidência da Comissão Política no Comitê Municipal Provisório que deve ser efetivado como definitivo cumprindo todos os requisitos estatutários nas plenárias municipais pré-convenção Estadual que devem ser realizadas em junho.

O partido em Gurupi será presidido nos próximos anos pelo produtor cultural e odontólogo, Ed Cesar, que em sua fala reforçou que é um novo desafio na sua vida estar à frente de uma organização partidária tão histórica como o PCdoB referência de compromisso testemunhado por amigos e familiares, segundo ele, irá trabalhar bastante para que o Partido chegue em 2016 com condições de ter uma chapa forte e competitiva de vereadores.

Sobre as eleições deste ano os dirigentes estaduais destacaram os esforços que o PCdoB realiza a vários pleitos para que as eleições sejam pautadas por projetos para o Estado e não por desavenças de grupos ou pessoais e afirmaram ainda que o caminho para o Tocantins é superar o monopólio político que predomina no cenário político desde a criação do Estado.

O PCdoB faz parte do grupo intitulado terceira via fazendo bloco com PP, PT e PSL e almeja a adesão de outros partidos para delinearem uma carta compromisso com a sociedade tocantinense nas eleições deste ano. Segundo os dirigentes, o PCdoB quer modernização na política e nas estruturas institucionais, que sejam mais contemporâneas, condizentes com nossa época e preparada para futuros desafios.