Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O governador Siqueira Campos renovou a validação do curso de Odontologia do Centro Universitário Unirg, de Gurupi, ao sul do Estado, e reconheceu três cursos universitários no âmbito da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Os prazos dos reconhecimentos e da renovação variam entre três e cinco anos, conforme decretos publicados no Diário Oficial do Estado.

"Assino este decreto com a mesma alegria que autorizei o primeiro curso de Medicina do Tocantins. Parabenizo o trabalho da Unirg. Instituições como Unitins, Unirg e UFT [Universidade Federal do Tocantins] fazem um trabalho social incomum que é preparar jovens e adultos para o competitivo mercado de trabalho", disse o governador. 

Para ele, a atuação das instituições não se restringe apenas ao âmbito da educação, mas de vários aspectos sociais. "Além de ensinar, essas instituições servem as pessoas, os cidadãos, ao oferecer profissionais e serviços de saúde, educação, assistência social, entre outras inúmeras profissões".

Unitins

Conforme as publicações oficiais do governo do Estado, na Universidade do Tocantins foram reconhecidos, pelo prazo de cinco anos, os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Agronômica. Ambos os cursos são ofertados em regime semestral, sendo o primeiro com turmas nos períodos matutino e o segundo em período integral. De acordo com os respectivos decretos, os dois cursos na Unitins possuem 40 vagas disponíveis para processo seletivo.

Além disso, ainda nos quadros da Fundação Universidade do Tocantins, foi reconhecido o curso de Serviço Social, só que pelo prazo de três anos. O curso de Serviço Social, assim como os outros dois, também é oferecido na modalidade presencial, nos períodos matutino e noturno com 40 vagas para cada vestibular.

Gurupi

Já no Centro Universitário de Gurupi, foi renovada a licença para o curso de Odontologia da unidade de ensino, pelo prazo de cinco anos. Ali, são oferecidas 50 vagas por processo seletivo e o curso é ministrado em período integral e em regime semestral. "Assinei, na época, a autorização do curso de Medicina da Unirg, contrariando conselhos e diversos setores que queriam manter monopólio e restringir campo de trabalho no Estado. Hoje, a Unirg é uma realidade, formou centenas de profissionais que colaboram para melhorar a vida das pessoas". (ATN)