O secretário Executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, recebeu na tarde desta segunda-feira, 24, o vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, e o presidente do Instituto Tocantinense Hoje (ITH), Henrique Teixeira. A equipe solicitou da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), uma parceria para apoio logístico e de infraestrutura para implantação de um abatedouro de frango no município de Araguaína, Região Norte do Estado.
O ITH é uma instituição que pretende trabalhar de forma organizada com os produtores de frango da Região, principalmente os pequenos produtores. A intenção é integrar os produtores de frango da Associação dos Produtores do Núcleo de Produção Agrícola de Araguaína (Apronap), juntamente com os produtores da Região. “A nossa expectativa é atender a associação Apronap e outras 15 associações da região, perfazendo um total de 300 filiados”, informou.
O diretor de Fomento a Agropecuária da Seagro, Reinaldo Soares, explicou como funciona a implantação do abatedouro sobre a forma legal. “É importante seguir passo a passo as normas de funcionamento de um abatedouro, com as instalações adequadas e inspeções sanitárias”, afirmou.
Produção
A intenção é iniciar o abate de frango no começo do segundo semestre, em julho. O abatedouro terá uma capacidade para abater cerca de frango por dia.