Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de garantir um carnaval saudável e seguro à população de Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) através do Núcleo de Assistência Henfil e Vigilância Epidemiológica promove a partir desta quarta-feira, 26, uma ação de conscientização e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. A ação será realizada nas Policlínicas da Quadra 303 Norte e de Taquaralto, na Unidade de Saúde da Família do Taquari e na Feira Coberta da Quadra 1106 Sul.

Além de receber um kit composto por squeeze, preservativos em gel e panfletos explicativos sobre as enfermidades, o visitante poderá realizar o teste que identifica a eventual presença destas doenças.

Uma das responsáveis técnicas do DST/Aids da Semus, Socorro Sarmento, explica que este teste é similar ao da glicemia, simples e rápido. “É só pressionar o dedo contra a agulha do aparelho e aguardar 20 minutos para saber o resultado. Sendo ele soro positivo, o paciente será orientado e encaminhado para tratamento no Núcleo de Assistência Henfil localizado na Quadra 404 Norte, Alameda 14, lote 03.”

As ações de prevenção são essenciais para a manutenção da saúde da população, logo a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população tenha um Carnaval de muita alegria e que esta se mantenha depois da festa. Sendo necessários os seguintes cuidados: usos de preservativos; não compartilhamento de agulhas e seringas e não dirigir se for beber. (Secom Palmas)

A ação se estende ainda pelos dias, 27 e 28, próximas quinta e sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Programação

Quarta-feira,26

8 horas - Blitz na Av. Tocantins em frente a casa do Padeiro.

Temas abordados: DST/AIDS, Álcool e Trânsito.

8 às 12 horas / 14 às 18 horas - Teste Rápido (HIV, Hepatites e Sífilis) na Policlínica de Taquaralto com entrega de kits para a população que for testada.

Quinta-feira, 27

8 às 12 horas - Mobilização na 303 Norte em frente a Policlínica e convite para a testagem na sexta-feira na policlínica da 303 Norte

16 às 18 horas - Mobilização na Feira Coberta da 1106 Sul pela equipe de saúde da família da 1206 – Sul - Temas abordados: DST/AIDS, Álcool e Trânsito.

Sexta-feira, 28

8 às 18 horas - Teste Rápido (HIV, Hepatites e Sífilis) na Policlínica da 303 Norte.