Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) publicou no Diário Oficial do município do dia 18 de fevereiro, o edital que regulamenta o processo de inscrição, seleção, contratação e premiações dos concursos do “22º Arraiá da Capital - Edição 2014”. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas pelo representante legal da Quadrilha Junina, na sede da FCP, no período de 18 de fevereiro a 03 de abril de 2014, das 14 às 18 horas.

O Arraiá da Capital é uma festa Junina cujo objetivo é a integração familiar através da valorização das manifestações populares tradicionais. Tem como principal atrativo o concurso de Quadrilhas Juninas, uma das mais importantes manifestações da cultura popular tocantinense.

Poderão participar do Concurso de Quadrilhas Juninas do “22º Arraiá da Capital”, grupos de Quadrilhas Juninas previamente inscritas na FCP, representando os grupos Mirim (representantes do Grupo Especial), Grupo de iniciação, Grupo de Acesso e Grupo Especial.

Para a edição do Arraiá da Capital deste ano, a Fundação Cultural de Palmas captou recursos junto ao Governo Federal, firmando convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, na ordem de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O recurso será utilizado no apoio financeiro para 20 Quadrilhas Juninas do Grupo Especial e de Acesso.

Para Luciane de Bortoli, diretora de convênio da FCP, essa parceria com o MinC foi essencial para a realização do Arraiá 2014. “Somente foi possível consolidar este convênio devido ao grande sucesso e tradição do evento. Outro fator que contribuiu para garantir a parceria com o MinC foi a comprovação da capacidade técnica da Fundação Cultural em realizar e gerir recursos públicos, bem como estar com o seu Sistema Municipal de Cultura Implantado. Temos orgulho em podermos contar com o apoio do Governo Federal, pois é uma demonstração que o trabalho desenvolvido pelo seguimento junino em parceria com a FCP está sendo reconhecido, aponta Luciane.

 O Edital premiará as seguintes modalidades durante o “22º Arraiá da Capital”:

 I – Melhores Quadrilhas Juninas - Categoria Adulto

Grupo Especial; Grupo de Acesso; e Grupo de Iniciação;

 II - Melhores Quadrilhas Juninas – Categoria Mirim;

III - Melhor Animador/Marcador;

IV - Melhor Casal de Noivos;

V - Rainha do Arraiá da Capital;

VI - Melhor Barraca de Comidas Típicas.

A Comissão Organizadora do Concurso das Quadrilhas Juninas será formada por 02 (dois) representantes da Fundação Cultural de Palmas, 01 (um) representante do Conselho Municipal de Cultura e 01 (um) representante da Procuradoria Geral do Município. Para efeito de julgamento das Quadrilhas Juninas, os itens julgados serão assim especificados: coreografia e harmonia, figurino, animação, repertório musical, animador/marcador, alegoria/cenário.

 O presidente da FCP, Gerson Alves, salienta a importância do Arraiá da Capital para a consolidação da cultura tradicional do Tocantins e da necessidade de investimentos no setor: “Acompanho o “Arraiá da Capital” desde as suas primeiras edições e sei muito bem o que esse evento representa. Todos os anos são milhares de pessoas que se envolvem de corpo e alma nessa festa que acredito ser a maior e mais representativa manifestação cultura da Capital. A FCP vai continuar acreditando no Arraiá, e toda a população pode esperar uma linda festa em 2014”, completa.