Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Desde que o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (PARADA) entrou em vigor, a cada carnaval, o número de acidentes e mortes no trânsito vem sendo reduzido. Porém, no trânsito, a folia ainda não é motivo só de alegria.

O carnaval é o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais, segundo a PRF – Polícia Rodoviária Federal. Os principais fatores são de responsabilidade das pessoas no trânsito: álcool e direção, velocidade, falta de atenção, cansaço e imprudência.

O que todo motorista precisa lembrar, porém, é que tantos acidentes podem ser evitados com simples mudanças de atitude. Respeitar as leis de trânsito, os limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem a diferença. Por isso, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, e o Ministério dos Transportes, em parceria com a Casa Civil, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o Ministério da Justiça, a PRF e o Ministério da Saúde, lançaram a nova campanha do Parada/Rodovida com a missão de conscientizar foliões e motoristas sobre sua responsabilidade no trânsito.

Ligando elementos alegres de um desfile de Carnaval à dura realidade das estradas brasileiras nessa época do ano, a comunicação não desaconselha o uso moderado de bebidas alcoólicas, mas alerta o motorista sobre as consequências de dirigir sob o efeito delas. Reduzir ainda mais o número de acidentes e mortes é uma tarefa ao alcance de todos nós. Com consciência e responsabilidade, é possível manter a alegria do Carnaval e salvar muitas vidas.

Tocantins

No Tocantins, a nova versão da campanha de carnaval “Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija” será lançada nesta quinta-feira, 27, pelo Governo do Estado através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), durante blitz educativa que será realizada na Avenida NS 02 (entre a feira da 304 sul e o Espaço Cultural), em Palmas, a partir das 16 horas.

A campanha será divida em duas etapas, sendo a primeira voltada para os condutores que vão pegar a estrada neste feriado de carnaval e a segunda parte voltada para os foliões do carnaval. O Detran encaminhará equipes para realizarem ações nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas e Porto Nacional.

Durante a blitz de lançamento da campanha em Palmas, alunos do ensino fundamental do CPM (Colégio da Polícia Militar) participarão do ato como parte das ações do programa “Detran Educando para a Vida”, maior programa de educação para o trânsito nas escolas já realizado no Estado.