Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Celtins alerta foliões e comerciantes para os cuidados que devem ser tomados com o uso da eletricidade durante o carnaval. A intenção é prevenir acidentes com carros alegóricos, fogos de artifício, sobrecarga em equipamentos de som e iluminação e com o uso da energia elétrica em geral. Confira as principais dicas da Celtins:

Os carros alegóricos precisam estar, no mínimo, dois metros abaixo das redes elétricas e o motorista deve ficar atento para não tocar nos cabos. Em caso de batida de qualquer carro em poste, o ideal é não sair do veículo, pois se houver um cabo partido há risco de choque. Em caso de incêndio no carro, abra a porta e pule com os dois pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro. Não tente socorrer vítimas se houver fio partido, chame a Celtins e o Corpo de Bombeiros. Serpentinas e jatos de água nunca devem ser lançados na direção da rede elétrica, pois aumenta o risco de choques e acidentes.

Fogos de artifícios e enfeites são comuns em festas de carnaval, mas deve-se tomar cuidado ao soltar os fogos, pois podem romper cabos e causar queimaduras graves. Os enfeites de carnaval não devem ser de materiais condutores de eletricidade, como papel alumínio ou fios de cobre, e não devem ser apoiados ou pendurados na fiação elétrica.

“O cidadão não deve manusear energia elétrica por conta própria, pois até a rede de baixa tensão, que fica mais abaixo no poste, é perigosa e deve ser manuseada por pessoas especializadas, dentro das normas de segurança exigidas”, alerta o Gerente Regional da Celtins em Palmas, Bruno Queiroz sobre o perigo de ligações clandestinas feitas por pessoas desabilitadas.

Ligação provisória

Quem for usar energia elétrica somente durante o carnaval para comércio ou qualquer outra atividade deve pedir uma ligação provisória. Este tipo de ligação é utilizada para uso de energia elétrica por tempo determinado, como em circos, shows, temporada de praia e carnaval. O pedido de ligação pode ser feito nas agencias da Celtins com apresentação dos documentos pessoais, declaração de carga e a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, assinada por um profissional do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Os pedidos são atendidos em até 5 dias úteis e a ligação pode durar até 90 dias. Em alguns casos pode ser necessária a adequação da rede, então a Celtins orienta que os interessados façam o pedido bem antes da necessidade do uso. Para a ligação o cliente deve ir a uma agência da Celtins

Atendimento

As Agências de atendimento estarão fechadas durante a segunda e terça-feira de carnaval, abrindo normalmente na quarta-feira. O CAC - Centro de Atendimento ao Cliente funcionará normalmente nos feriados de carnaval, assim como o trabalho manutenção do sistema elétrico e atendimento de emergência. Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica informe a Celtins.