Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, esteve no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na manhã desta sexta-feira (28), onde realizou a entrega de 40 caminhões-caçamba a prefeituras tocantinenses. Os equipamentos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, para dar suporte à produção e ao escoamento agrícola por meio da reestruturação de estradas rurais. O governador interino do Tocantins, Sandoval Cardoso (SDD) não participou do evento. 

Antes da solenidade de entrega, realizada no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), o ministro foi recebido pelo reitor, Márcio Silveira, e pela vice-reitora no gabinete da reitoria. No encontro, Silveira deixou clara a disposição da Universidade para estabelecer parcerias voltadas para a capacitação e qualificação de produtores rurais do Tocantins, especialmente aqueles que atuam na agricultura familiar.

"Esse investimento que o ministro [Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário] trouxe hoje é muito importante para o estado do Tocantins", enfatizou o reitor, que sugeriu a criação de um curso de gestão de desenvolvimento rural para capacitar filhos de produtores da região.

O ministro Pepe Vargas também destacou a importância da qualificação da agricultura familiar, e defendeu uma atuação conjunta das Instituições de Ensino Superior, do governo e das agências de fomento para desenvolver o potencial do campo como objeto de pesquisa e espaço de extensão. "A Universidade pode auxiliar os produtores como uma assistência técnica", disse Vargas.