Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Educar para o trânsito e alertar os foliões sobre os perigos da mistura do álcool e direção têm sido a missão da equipe do Detran Tocantins neste carnaval 2014. Com o tema “Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija”, o órgão vem realizando ações educativas de norte a sul do Estado.

No domingo, 02, de acordo com balanço divulgado, foram abordadas cerca de três mil pessoas nas cidades de Palmas e Porto Nacional. As abordagens da equipe do Detran consistem na entrega de material educativo da campanha, distribuição de bafômetros descartáveis e da pulseirinha do “amigo da vez”, que vem sendo o item que mais chama a atenção e conquistou o folião.

“Adorei essa pulseirinha do Detran, estou me sentindo vip. Essa noite vim no meu carro e por isso escolhi a pulseira verde pois não vou beber, afinal de contas dirigir bêbada está tão fora de moda quanto usar pochete, sem dizer que a multa é salgada e as consequências podem ser terríveis”, disse a foliã portuense Larissa Ferreira Santos, 33 anos.

Em Porto Nacional, as ações tiveram início às 17 horas, com visita da equipe do Detran nas concentrações dos blocos de carnavais locais. Logo depois, pessoas que participavam da matinê foram abordadas em ação corpo a corpo. No período da noite, os trabalhos continuaram na tenda no órgão instalada na entrada do carnaval da cidade.

Já em Palmas, as ações aconteceram na Praia das Arnos, no Taquari e em Taquaruçu. Além das abordagens diretas com os foliões, a equipe colaborou também com as blitze da “Operação Lei Seca – Eu Apoio”, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito da capital.

“Estamos contentes com os resultados positivos das ações e com a forma como o folião tem recebido nossa campanha”, frisou o coordenador de policiamento e fiscalização do Detran-TO, tenente Vilson Júnior.

Segunda-feira

Nesta segunda, 03, as ações do Detran continuam a acontecer nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. Durante os trabalhos serão distribuídos materiais educativos impressos da campanha “Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija” e bafômetros descartáveis, além das pulseirinhas do “amigo da vez”. (Ascom Detran-TO)