Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tomaram posse nesta segunda-feira, 10, os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), sendo 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. Na solenidade, que aconteceu no auditório do Sebrae, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, pontuou os avanços da Fundação Cultural e chamou atenção para a importância da participação da sociedade civil organizada na gestão.

O chefe do Poder Executivo também afirmou que é o momento da cultura avançar. “Chegou a hora de dar asas à cultura de Palmas. O momento certo para que o Poder Público e sociedade civil organizada participem. Que as decisões sejam todas consultivas e deliberativas com políticas públicas para o avanço cultural da sociedade”, ressaltou. 

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Gerson  Alves  Sousa, o Conselho é fundamental para o desenvolvimento cultural da Capital. “Sem dúvida temos muito para conquistar e este Conselho tem a responsabilidade de ser o diferencial para a cultura palmense. Mais uma vez estamos em dia com todas as obrigações acordadas com o Ministério da Cultura em prol da efetividade do Sistema Nacional de Cultura”, garantiu. 

Eleição

Acontecerá na próxima quarta-feira, 12, na Fundação Cultural, a primeira reunião com os novos conselheiros para eleger o presidente do CMPC e demais cargos que compõem a diretoria.

 Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas

O CMPC, criado em 1998, é um colegiado composto pelo poder público e sociedade civil, vinculado à Fundação Cultural de Palmas, cujo objetivo é promover um compromisso entre sociedade civil e poder público na formulação e deliberação das diretrizes da política cultural do Município de Palmas, além de fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura, a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e o uso dos equipamentos culturais.

Conselheiros

Fundação Cultural: Cícero Belém Filho (titular) e Hananias Vieira da Silva (suplente)

Secretaria Municipal da Educação: Cristina Pellegrino da Trintade (titular) e  Evânio Evangelista Costa de Sousa (suplente)

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego: Cleide Brandão Alvarenga (titular) e Advan Rodrigues da Silva (suplente)

Secretaria Municipal de Comunicação: Luciano Matos de Sousa (titular) e Polyana Pegoraro Merêncio da Silva (suplente)

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais- Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, Direitos Humanos e Equidade: Zilene Miranda Aquino Ramos (titular) e Gleidy Braga Ribeiro (suplente)

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais- Coordenadoria da Juventude: Marcos Antonio Silva (titular) e Márcia Ribeiro Silva (suplente)

Fundação de Esportes e Lazer: Ademilson Rodrigues dos Santos (titular) e Lucio Roner Sousa Bacaro (suplente)

Agência Municipal de Turismo: Hugo Maciel da Silva (titular) e Charles Alves da Silva (suplente)

Universidade Federal do Tocantins: Luana Nunes de Sousa (titular) e Alice Agnes Espíndola Mota (suplente)

Câmara Municipal de Palmas: Vereador Cleiton Cardoso de Almeida (titular) e vereador Rogério de Freitas Leda Barros (suplente)

Câmara Setorial de Artes Visuais: Francisco de Assis Carvalho Costa de Andrade (titular) e Rodolfo Augusto Melo Ward de Oliveira (suplente)

Câmara Setorial de Artesanato: Nilson Teixeira da Silva Junior (titular) e Adão de Jesus Aires Santana  (suplente)

Câmara Setorial de Audiovisual: Luciana Pettenon (titular) e Itauana Matias Oliveira (suplente)

Câmara Setorial do Circo: Carlos Américo Neri Serra (titular) e Wellington Lopes da Silva (suplente)

Câmara Setorial de Cultura Popular e Cultura Tradicional: Jarbas Pinheiro de Lemos (titular) e Filemom Pinheiro Amorim (suplente)

Câmara Setorial de Dança: Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer (titular) e Jefferson da Silva Marques (suplente)

Câmara Setorial de Patrimônio Cultural: Luciano Pereira da Silva (titular) e Eliane Castro de Souza (suplente)

Câmara Setorial de Literatura, Livro e Leitura: Mary Sônia Matos Valadares (titular) e Paulo Aires Marinho (suplente)

Câmara Setorial de Música: Jeremias Moreira (titular) e José Alves de Oliveira (suplente)

Câmara Setorial de Teatro: Tales Victor Pontes Monteiro (titular) e Manoel Marcos Pereira (suplente)